DPOC: o que é? Como ocorre? Como tratar?
DPOC é a sigla para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e ela está diretamente ligada com o uso excessivo e contínuo de cigarro. Quando não é tratada adequadamente, essa doença pode comprometer a qualidade de vida e levar a óbito. A DPOC aparece principalmente em pessoas com mais de 40 anos, mas nada impede que ela atinja os jovens fumantes. Essa doença tem inúmeras complicações, entre elas o aparecimento de arritmias, insuficiência cardíaca, pneumonia, pneumotórax, perda de peso, osteoporose, entre outras.

O que é a DPOC
Essa doença se refere a um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar, o que torna a respiração mais difícil. Ela é bem lenta e no início ela se manifesta com uma pequena falta de ar quando o indivíduo tenta realizar algumas coisas, como subir uma escada ou andar muito rápido. Ao longo do tempo, a falta de ar se torna mais intensa e surge com muito mais facilidade. Se a doença chegar no estágio avançado, o indivíduo pode sentir falta de ar mesmo estando parado.
Existe duas formas da DPOC se desenvolver e a maioria das pessoas com a doença sofre ou de bronquite crônica que envolve tosse prolongada com muco ou enfisema.

O que pode causar a DPOC
A principal causa é o tabagismo, sendo responsável por 85% dos casos registrados. A fumaça inalada com o cigarro causa uma inflamação nos pulmões e em seguida obstrui os brônquios e destrói os alvéolos que são responsáveis pelas trocas gasosas. Caso o indivíduo pare de fumar antes de perder a função pulmonar, pode não a ver mais complicações.
Os não fumantes também podem desenvolver a doença, principalmente se ficaram por muito tempo expostos a gases como substâncias tóxicas, poluição ou fumaça.

Conheça os sintomas de DPOC
A DPOC se manifesta lentamente, apresentando tosse e catarro como primeiros sintomas. Logo depois pode surgir o cansaço e a falta de ar. A doença leva 20 anos para se instalar totalmente no corpo, por isso muitas pessoas não se preocupam e chegam a acreditar que são sintomas de velhice. Mas você deve ficar atento, principalmente se for fumante ou ex-fumante.
Pessoas com DPOC também podem sentir chiado e aperto no peito, tosse crônica com muco, lábios azulados, perda de peso, falta de energia e infecções respiratórias.

Como tratar DPOC
DPOC há um tratamento eficaz para cada estágio da doença que garante diminuição dos sintomas e das complicações. O primeiro passo do tratamento é acabar com o tabagismo, dessa forma você estará evitando uma agravação do seu problema. É uma tarefa difícil, por isso um acompanhamento médico é necessário para que ele lhe indique os melhores métodos.
Os broncodilatadores também podem ajudar, pois relaxam os músculos em torno de suas vias aéreas, aliviando a tosse e a falta de ar. Há broncodilatadores de pequena e longa duração e você deve usá-lo com outros medicamentos.
Também existem os corticosteróides inalados que envolvem medicamentos como budesonida e ciclesonida. Você pode inalar por meio de inaladores portáteis, por meio de sprays ou ainda em forma de pó. O tempo de ação pode variar de 4, 12 ou 24 horas.