BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Enfisema Pulmonar: sintomas, causas e diagnóstico

O Enfisema Pulmonar é uma doença séria que deve ser tratada para evitar complicações. Também pode ser chamada de DPOC – Doença Pulmonar Destrutiva Crônica. Não é uma doença contagiosa e na maioria dos casos, é causada pelo uso de cigarro.

Sendo assim, se você conhece alguém que fuma muito e há anos, é importante conhecer essa doença, saber os seus sintomas e qual é o tratamento mais indicado. Descubra tudo isso a seguir!

Enfisema Pulmonar o que é?

O enfisema pulmonar é uma doença causada pela grande exposição a agentes poluentes ou químicos, como o tabaco. Esses agentes danificam os alvéolos pulmonares, causando o problema. Ainda que o tabaco seja a principal causa, nós também ficamos expostos a outros agentes prejudiciais ao longo da nossa vida, como poluição, poeira e até mesmo a fumaça do cigarro.

Enfisema Pulmonar
Enfisema Pulmonar. Imagem:divulgação

Isso significa que mesmo que você não fume, há chances de desenvolver a doença caso fique muito exposto a esses poluentes. Uma pessoa que convive com outra que fuma bastante e, portanto, convive diariamente com a fumaça do cigarro, possui grandes chances de ter o problema.

Enfisema Pulmonar sintomas

Ao inalar os agentes que causam a doença, nossos alvéolos pulmonares são afetados, causando dificuldade na hora da troca gasosa em nossa respiração. Essas áreas acabam sendo destruídas e a troca do oxigênio pelo dióxido de carbono acaba não acontecendo. Isso diminui a quantidade de oxigênio no sangue e provoca falta de ar.

Enfisema Pulmonar
Enfisema Pulmonar. Imagem:divulgação

O enfisema pulmonar possui sintomas muito característicos, mas podem ser confundidos com a bronquite crônica. Os principais sintomas são: tosse constante, falta de ar, infecções pulmonares frequentes, redução do apetite, dificuldade para dormir, hipertensão arterial, fadiga, perda de peso e produção de muco. Os casos mais avançados da doença ainda causam deformidades nas unhas.

Enfisema Pulmonar Causas

Como mencionamos, a maioria dos casos de enfisema pulmonar acabam sendo causados pelo uso intenso e prolongado do tabaco, mas há outras causas. A inalação de detritos e gases tóxicos, assim como a genética, também são causas do problema.


Enfisema Pulmonar
Enfisema Pulmonar. Imagem:divulação

Poluição, má nutrição, infecções respiratórias, histórico familiar de enfisema pulmonar e as baixas temperaturas também são causas para a doença. É preciso ficar atento aos sintomas e sempre ir ao médico quando relatar qualquer um deles.

Enfisema Pulmonar Diagnóstico

O diagnóstico de enfisema pulmonar pode ser realizado por meio de 3 exames, sendo eles: radiografia do tórax, gasometria arterial e espirometria. O enfisema não possui cura, mas felizmente pode ser muito bem controlado se o paciente seguir todo o tratamento. Há, ao total, 6 tipos de tratamentos que podem ser adotados, sendo eles: inalantes, tratamento oral com antibióticos e mucolíticos, oxigenoterapia, cirurgia e reabilitação pulmonar.

Há ainda tratamentos alternativos que são opções naturais que acabam ajudando a diminuir os sintomas, mas sempre consulte o seu médico antes de realizar qualquer um. O enfisema possui algumas complicações que surgem caso os tratamentos não sejam seguidos, como problemas cardíacos, grandes buracos nos pulmões e até mesmo colapsos pulmonares, caso haja obstrução nos pulmões.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *