BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Embolia Pulmonar pode matar?

A Embolia Pulmonar é um problema grave e que pode ser chamado também de infarto pulmonar ou tromboembolismo pulmonar. Pode ser causada por diversos fatores e atinge principalmente pessoas mais velhas, mas pode acontecer em pessoas mais jovens também. A seguir, descubra o que é e se embolia pulmonar pode matar.

Embolia pulmonar o que é?

A embolia pulmonar é um quadro grave que acontece quando um trombo de uma das veias das pernas ou da pelve se solta, causando o bloqueamento dos vasos do pulmão. Esse bloqueamento pode ser causado por pedaços de gordura, bolhas de ar ou até mesmo por pedaços de ossos.

Embolia Pulmonar
Embolia Pulmonar. Imagem:divulgação

Os coágulos geralmente acontecem nos membros inferiores, dessa forma, a embolia pode ser considerada uma complicação da trombose. Esses coágulos acabam ficando nas artérias do pulmão e com isso prejudicam o fluxo de sangue.

Embolia pulmonar sintomas

Na grande maioria dos casos os sintomas de embolia pulmonar não são percebidos pelos indivíduos, por isso a doença consegue evoluir e ficar ainda mais grave. Além disso, alguns sintomas podem ser confundidos com a trombose venosa profunda, por isso é importante procurar o médico caso você se depare com os seguintes sintomas:

ansiedade, aumento do tamanho do fígado, sudorese intensa, falta de fôlego, taquicardia, inchaço nas pernas, chiado no peito, inchaço dos membros inferiores, respiração curta e ofegante, tontura, pulso fraco, falta de ar, entre outros.

Embolia pulmonar causas

Os coágulos que se alojam nas artérias podem ser causados por muitos fatores, mas a principal delas é o êmbolo, um tipo de coágulo que se origina na trombose presente nas veias dos membros inferiores.

Embolia Pulmonar
Embolia Pulmonar. Imagem:divulgação

Outros fatores que podem aumentar a chance do indivíduo desenvolver embolia pulmonar, são os seguintes: obesidade, pílula anticoncepcional, problemas vasculares, pressão alta, trombofilias, cigarro, idade avançada, reposição hormonal, insuficiência venosa dos membros inferiores, insuficiência cardíaca, entre outros.

Embolia pulmonar pode matar?

Sim, a embolia pulmonar pode matar. De acordo com o tamanho do trombo que obstrui o fluxo de sangue, o paciente pode ter morte súbita. Além disso, caso o problema não seja diagnosticado e continue evoluindo para sua forma mais grave, pode além de causar sequelas, matar.

Embolia pulmonar tem cura?

Sim, a embolia pulmonar tem cura desde que o diagnóstico seja feito precocemente. Além disso, para conseguir a cura, o paciente precisa seguir cada etapa do tratamento conforme as recomendações médicas.


Embolia Pulmonar
Embolia Pulmonar. Imagem:divulgação

Embolia pulmonar tratamento

O tratamento para embolia pulmonar tem como intuito evitar que mais coágulos se formem, além de acabar com aqueles que já existem. O tratamento medicamentoso consiste no consumo de medicamentos anticoagulantes que são recomendados pelo médico. Você nunca deve se medicar sozinho, siga as instruções de dosagem e de uso do médico.

Embolia pulmonar pós cirurgia

A cirurgia também é uma opção de tratamento e, depois dela, o paciente ainda terá que ser observado pelo médico e seguir algumas instruções. O paciente poderá levar uma vida normal, tomando cuidado para evitar as causas da embolia pulmonar e assim poder viver uma vida saudável.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *