Endometriose: o que é? Sintomas e como tratar
Muitas mulheres sofrem disso, mas descobre tardiamente, o que pode prejudicar muito a sua saúde. Se você não sabe o que é Endometriose fique atento a esse artigo para descobrir tudo sobre essa doença, além de sintomas e também como tratar.

Quando ocorre a Endometriose?
A Endometriose acontece quando o endométrio – mucoso que reveste a parede interna do útero – cresce em outras regiões do corpo. Essa formação de tecido geralmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e ainda, na membrana que reveste a pélvis.
Mesmo que pouca gente conheça sobre o assunto, a Endometriose é comum, podendo ocorrer em gerações seguintes de uma mesma família. Normalmente ela é diagnosticada na mulher entre os 25 e 35 anos, mas o problema acontece desde quando a menstruação regular inicia, ainda na adolescência.
Endometriose: quais as causas?
A Endometriose aparece no corpo da mulher quando as células da mucosa do útero que estão acostumadas a se multiplicarem para receber um óvulo fertilizado crescem fora do útero. Ainda não há nada definitivo que diga realmente quais são as causas da Endometriose, mas os médicos têm algumas sugestões: Menstruação retrógrada, Crescimento das células embrionárias e Sistema imunológico deficiente.
A menstruação retrógrada acontece quando o sangue da menstruação que contém as células do endométrio retorna ao corpo pelas trombas de falópio ao invés de sair do corpo. As células endométricas acabam se instalando nas paredes dos órgãos da região pélvica e crescem.
O crescimento das células embrionárias acontece quando as células que revestem o intestino acabam se convertendo em tecido endometrial. E por último, algumas deficiências no sistema imunológico também podem causar a doença, deixando o corpo incapaz de destruir as células endometriais que acabam crescendo no lugar errado.

Endometriose: quais os sintomas?
O primeiro sintoma da Endometriose acontece junto com o ciclo menstrual, como se fosse uma cólica. A diferença é que é muito mais forte que o normal e que isso aumenta conforme o tempo vai passando. Além disso, você pode sentir outros sintomas, como: dor no abdômen ou cólicas que ocorrem uma ou duas semanas antes da menstruação; dores nas relações sexuais; dores ao urinar e evacuar; sangramento excessivo no período menstrual; infertilidade; fadiga; diarreia; náuseas.
Endometriose: qual o tratamento?
Há diversas opções de tratamento que vão variar de acordo com o seu tipo de problema, além de depender também da sua idade, da gravidade dos sintomas e da doença, e se você deseja ter filhos ou não. O médico pode receitar diferentes tipos de tratamento, entre eles: medicamentos para controlar a dor e para impedir que a
endometriose fique pior, cirurgia para retirar áreas afetadas pela doença, histerectomia para retirar os dois ovários, entre outros.