Energéticos: porque são perigosos para saúde?
Conheça tudo sobre os energéticos, que estão cada vez mais famosos nas baladas, mas podem fazer sérios males a sua saúde.
Os energéticos estão cada vez mais sendo usados entre os jovens, principalmente nas noites de baladas. Ele é conhecido como um estimulante que ajuda a manter você acordado e pode ser misturado com bebidas alcoólicas para diminuir o sabor do álcool ou potencializar os seus efeitos. Ele é consumido em grandes quantidades principalmente pelos jovens, mas os adultos também fazem uso dessa bebida à base de cafeína.
Há muitos mitos e verdade em cima dos energéticos e poucos sabem diferenciá-los. A verdade é que muitos usam sem saber dos riscos que estão correndo, enquanto outros sabem, mas mesmo assim o fazem. Abaixo veja todos os perigos que o energético pode trazer para a sua saúde.

Não são indicados para exercícios físicos
O energético é uma bebida diurética e em consequência disso, ele faz nosso organismo perder os líquidos necessários durante uma atividade física. Vale ressaltar que os energéticos não têm como função hidratar o corpo, por isso não deve ser usado para isso muito menos na realização de exercícios físicos. Ao consumir essa bebida, o seu rendimento físico com certeza aumentará, assim como sua frequência cardíaca e a temperatura do corpo. Porém, após o efeito, você sentirá o dobro de dores e muito mais cansaço.
Não deve ser consumido com outras bebidas
Geralmente, o energético é misturado com outras bebidas alcoólicas, o que pode não ser muito bom. As duas combinações são diuréticas e por isso podem ocasionar aumento de adrenalina, palpitações, suor e até desidratação. Quando você ingere as duas bebidas, acaba ficando com o sistema mais acelerado por causa do estimulante e mais corajoso pelo álcool.

Nunca tome um energético em jejum
Consumar energético em jejum pode ser muito perigoso para sua saúde. Ele pode comprometer as funções do estômago e do aparelho digestivo, além de potencializar os efeitos da bebida. Seu organismo estará vazio, apenas com a presença do estimulante, o que fará com que os efeitos colaterais sejam maiores e mais severos.
Prejudica o seu sono
O energético é feito à base de cafeína, o que te tira o sono, lhe fazendo ficar acordado e com o sistema mais acelerado. Porém, quando o efeito passa, você se sente muito mais cansado e acaba dormindo demais para recuperar todo o tempo perdido. Dessa forma, o seu sono será prejudicado, pois você ficará horas sem dormir e depois talvez não tenha tempo para repor tudo.

Pode deixar o organismo viciado
O energético é um estimulante químico que funciona praticamente como uma droga. Quando usados de forma contínua, eles deixam de fazer efeito o que leva a pessoa ingerir cada vez mais e mais para obter o efeito por mais tempo. Isso pode variar de pessoa para pessoa, mas especialistas afirmam que o corpo se acostuma e pede cada vez mais.
Não deve ser ingerido por crianças
Segundo especialistas, o corpo de uma criança não está preparado para receber todas as substâncias de um energético. Quando feito, a criança pode apresentar tremedeira, ficar nervosa e muito acelerada.
Conclusão
Bom pessoal, espero que tenham curtido as super dicas ok? Para quem vive stressado(a), pode ser interessante conhecer o Stress x , um excelente composto!
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!