ENTREVISTA COM A TERAPEUTA CAPILAR MICHELE NORONHA
Terapeuta capilar compartilha dicas para manter o couro cabeludo e fios saudáveis
Por Lizi Ricco
Cuidar dos cabelos é tarefa diária e nem sempre fácil. Para manter o couro cabeludo e os fios saudáveis é importante buscar orientação de especialistas e, em alguns casos, até mesmo de um médico dermatologista. Para esclarecer algumas dúvidas e trazer informações sobre como cuidar e manter os cabelos com saúde conversamos com Michele Noronha, hair designer de corte e cor, especialista em cabelos louros e com mechas e terapeuta capilar formada no Curso Técnico de Tricologia pela ASK-Schwarzkopf.
A especialista que está há 10 anos atuando no segmento de estética e beleza compartilha seus conhecimentos e deixa algumas recomendações para cuidar dos cabelos. Confira a entrevista:
C&E: O que é terapia capilar?
Michele: Terapia Capilar é um método especifico de cuidados com o cabelo e o couro cabeludo, e quem pode desenvolver os tratamentos e cuidados são os profissionais terapeutas, que tem o conhecimento em histologia dos pelos e tricologia, ou seja, conhece profundamente os cabelos e seu ciclo biológico. Por meio de uma avaliação profunda dos fios e do couro cabeludo, o terapeuta capilar pode identificar problemas e apontar soluções para vários aspectos, o profissional vai indicar tratamentos para caspa, oleosidade, afinamentos e quebra dos cabelos, além disso, analisando a estrutura interna e externa do fio, é possível dizer se aquela fibra suporta processos químicos e mecanismos, como descoloração, escovas e alisamentos. “Todos devemos procurar um terapeuta capilar para descobrir nossas reais necessidades, para mantes nossos cabelos saudáveis, nunca esquecendo que em casos de doenças graves, o mais indicado é procurar um dermatologista”. É preciso entender, que a beleza dos cabelos vai além de sua aparência, necessitando cuidar de dentro para fora.
C&E: Quais são os principais causadores de doenças no couro cabeludo?
Michele: Existem várias anomalias do couro cabeludo, algumas genéticas outras ocasionadas por vários fatores, nos casos das genéticas estão alguns tipos de alopecias, já a psoríase pode ser desencadeada pelo estresse, uma vez que a pessoa tenha alguma pré-disposição, também existem outras anomalias causadas por fungos e falta de higiene adequada. Água quente, excesso de produtos, ou até automedicação, podem ocasionar desequilíbrio e causar sérios problemas na saúde do cabelo e do couro cabeludo. As doenças mais comuns são caspa, dermatite seborreica, excesso de oleosidade, psoríase, couro cabeludo ressecado e alopecias (calvícies).
C&E: A caspa é um problema hereditário ou tem causas específicas?
Michele: A Caspa é um distúrbio! E sua causa ainda não está bem esclarecida pelos especialistas. O principal fungo causador da caspa é o “malassezia globosa”. Dois fatores principais contribuem para o aparecimento da doença, suscetibilidade genética, ou seja, “tendência congênita de a pele ter uma resposta inflamatória” e sebo (oleosidade natural produzida pela glândula sebácea), quando há um desequilíbrio na produção deste “sebo”, o fungo causador da caspa se prolifera, uma vez que o sebo é o seu principal alimento.
C&E: Qual é o melhor tratamento?
Michele: O correto é sempre procurar um médico dermatologista. Geralmente os tratamentos mais indicados são shampoos específicos à base de Piritiona de Zinco, que combate diretamente o fungo (malassezia globosa).
C&E: É recomendável lavar os cabelos todos os dias?
Para saúde do couro cabeludo essa seria a melhor indicação, porém os fios de cabelo acabam sofrendo muito, uma vez que o shampoo serve para limpeza do couro cabeludo e acaba agredindo o cabelo, porque retira a oleosidade dos fios, e os mesmos necessitam dessa lubrificação, então a menos que você tenha um excesso de oleosidade, recomendo lavar até quatro vezes por semana.
C&E: Existe um tratamento cosmético eficiente para crescimento dos cabelos?
Michele: Hoje em dia a indústria cosmética já avançou bastante em suas pesquisas e acredito que sim, existem vários tratamentos que auxiliam no sentido de acelerar o crescimento, mas é preciso sempre ter noção de que em caso de alopecia androgenética ou doenças graves, os produtos cosméticos não serão eficazes, e, portanto, somente o médico dermatologista poderá indicar o melhor tratamento.
C&E: Quais são tuas dicas para manter o couro cabeludo saudável e os cabelos bonitos?
Michele: Hoje em dia as pessoas estão muito preocupadas com a estética e se esquecem do principal: “a saúde!” Para manter um couro cabeludo saudável e necessário manter uma higiene correta, lavando os cabelos de 3 a 4 dias por semana, no caso de couro cabeludo normal, e todos os dias no caso de couro cabeludo oleoso, com shampoo específico para seu tipo de cabelo e couro cabeludo.
Exemplo: Se você tem couro cabeludo oleoso e seu cabelo for seco, você terá que usar um shampoo para tratar oleosidade na raiz e usar outro shampoo hidratante nas pontas e condicionar somente nos cabelos na altura das orelhas para baixo. A temperatura ideal da água para lavar os cabelos é morna.
Outra dica é não abusar na quantidade de produtos, porque muitas vezes não conseguimos enxaguar os cabelos de forma correta e isso causa um dano irreversível aos fios além de acúmulo de produto no couro cabeludo.
Uma dica bacana é deixar um recipiente no banheiro para você diluir seu shampoo e condicionador com o dobro da quantidade de água, dessa maneira você consegue espalhar de forma homogênea os produtos e fazer com que o Shampoo penetre melhor além de facilitar o enxague, outra novidade é uma técnica para preservar os cabelos da agressão do shampoo, que tem sido chamado de “Primer” consiste em usar uma pequena quantidade de máscara ou condicionador 15 min antes de entrar no banho com os cabelos ainda secos, você espalha bem nas mãos e passa no meio e pontas dos cabelos, e procede com sua forma usual de lavagem , esse primer vai preservar a integridade dos fios e manter as cutículas dos cabelos mais hidratadas.
Não abusar do uso de secador e se possível nunca usar chapinha nos cabelos, porque além de retirar toda humidade natural dos fios ainda pode queimar as cutículas.
E pra finalizar sempre procure um Bom profissional, atualizado e preocupado com a saúde dos seus cabelos, lembre-se: para se ter um cabelo bonito é preciso ter um couro cabeludo saudável e uma boa alimentação.
Michele Noronha Terapeuta Capilar
Telefone: (51) 3601 1788 (51) 9739 5240 WhatsApp
Atendimento nas Cidades de Porto Alegre e Osório
Facebook: Michele Noronha Hair Design
Instagram: @michelehairdesign
Adoreiiiiiiiiiiiiiii a reportagem.
Ameiiiiiiiiii a reportagem. Bj