Enxaqueca: o que é? Como ocorre?
A enxaqueca ou dor de cabeça é um desconforto muito grande, pois quando o paciente está em crise, não consegue nem fazer as suas atividade diárias. A sua causa ainda é desconhecida, podendo ser genético, mas não existe uma explicação eminente do seu aparecimento em algumas pessoas. As crianças também podem ser vítimas da enxaqueca com menor intensidade. Sabe-se que existe um número muito grande de pessoas sofrendo com os sintomas da enxaqueca, ainda há uma resistência em se procurar ajuda médica, pois muitos classificam a enxaqueca como uma simples dor de cabeça.

O que é a enxaqueca?
A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte que pode ser acompanhada de náusea e vomito. A sua duração geralmente é de 4 a 72 horas, nas crianças este tempo pode ser reduzido. A cefaleia ou enxaqueca crônica poderá ocorrer em 15 ou mais dias do mês, sendo que alguns dias ela pode ser mais intensa.

Quais são as causas da enxaqueca?
Não existem causas especificas da enxaqueca, o que se sabe é que existem alterações no cérebro que podem ocasionar a dor. A crise é sempre a mesma em cada indivíduo o que varia é a sua intensidade. Existem alguns meios externos que podem despertar a dor tais como: Estresse, Perfumes, dormir mais ou menos do que o costume, esforço físico, mudanças bruscas de temperatura, luzes fortes, sons altos, jejum prolongado, fatores hormonais sintomas sentidos na pré, durante ou após a menstruação e bebidas de álcool em excesso.

Quais são os principais sintomas da enxaqueca?
Os principais sintomas da enxaqueca são: Náuseas, vômitos, irritabilidades, tonturas, fadigas, bocejos, sensibilidades ao som, problemas de concentração e a sensibilidades a luz.
O que é a enxaqueca com aura?
Os sintomas da enxaqueca com aura que também é chamada de aura visual podem apresentar manchas escuras ou flashes de luz na visão e uma dormência ou formigamento em apenas um lado do corpo, começando pelas mãos até a adormecer a língua. A enxaqueca com aura é um pouco mais rara, mas deve se estar atento aos sinais, que precisam ser tratados com medicamentos receitados pelo médico especialista.

Como poderá ser feito o diagnóstico da enxaqueca?
Para saber se o paciente tem enxaqueca, o seu diagnóstico é feito clinicamente por um especialista, que fará um questionário das últimas crises de enxaqueca para diagnosticar o paciente com enxaqueca. Dentre os questionamentos do médico estarão:
– Durante a crise ocorreu o sintoma de náusea e vômitos;
– Dor moderada ou intensa;
– A tempo que durou a crise de 4 a 72 horas;
– Dor intensa que impede a rotina diária;

Qual o tratamento para a enxaqueca?
Para iniciar o tratamento da enxaqueca, é necessário procurar um médico para diagnosticar qual o fator culpado pela dor. O melhor é evitar que as crises de enxaqueca se intensifiquem, pois quando isto ocorrer à medicação poderá levar mais tempo para fazer efeito, em alguns casos à prevenção é a melhor alternativa. Dentre os medicamentos mais indicados pelos médicos estão os antidepressivos, neuromoduladores, betabloqueadores e antivertiginosos.