Enxaqueca: o que é? Tem cura?

A enxaqueca é um tipo de cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça. No entanto, não é uma dor de cabeça comum, que vem e passa, mas sim uma dor que tende a persistir por mais tempo. A enxaqueca é caracterizada por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça e que geralmente vem acompanhada com vômito e náuseas. É um problema que acomete milhares de pessoas por todo o mundo, mas felizmente possui tratamento. Ela pode ser causada por inúmeros motivos e logo abaixo você verá as melhores formas de tratá-la.

Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)
Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)

Entenda mais sobre a enxaqueca

A dor da enxaqueca tende a durar entre 4 e 72 horas, podendo ser de um período menor nas crianças. Ela é mais comum entre pessoas com 25 a 45 anos, estando presente em até 10% das crianças brasileiras. A enxaqueca ainda pode ser dividida em com ou sem aura; e depois disso, dividida novamente em episódica ou crônica.

A enxaqueca crônica tende a durar por 15 ou mais dias, sendo que em 8 dias você sofre com crises típicas da enxaqueca. Ela ainda pode durar por mais de três meses se você não tratar e abusar de medicamentos.

Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)
Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)

Descubra as causas da enxaqueca

Os especialistas ainda não descobriram quais são as causas específicas da enxaqueca, apenas se sabe que tem ligação com as alterações do cérebro. A crise possui o mesmo padrão para todos, o que pode variar é a intensidade da dor e dos sintomas. Na maioria dos casos há um gatilho específico que pode favorecer o surgimento da enxaqueca, mas em outros é possível que o indivíduo não apresente nenhum motivo.

As principais causas da enxaqueca são: estresse, ficar sem comer por horas, dormir menos ou até mais do que está acostumado, mudanças na temperatura, perfumes e cheiros fortes, luzes e sons intensos, abuso de medicamentos, ingerir alguns alimentos e bebidas específicas (carnes processadas, frituras e gorduras, café, chocolate, adoçante, etc), e também fatores hormonais nas mulheres como a menstruação.

Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)
Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)

Sintomas da enxaqueca

Todos os tipos de enxaqueca possuem a mesma base de sintomas: crise que pode durar até 72 horas com dor pulsátil em um ou nos dois lados da cabeça, náuseas, vômitos, irritabilidade, sensibilidade à luz e ao som, tontura, fadiga, mudança no apetite, problemas de concentração, entre outros.

A diferença ocorre principalmente na enxaqueca com aura, onde os sintomas podem se apresentar na forma de flashes de luz, manchas escuras ou imagens brilhantes. Ela também pode se manifestar por meio de dormências ou formigamentos em apenas um lado do corpo.

Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)
Enxaqueca: o que é? Tem cura? (Foto: Divulgação)

Veja como tratar a enxaqueca

Para iniciar o tratamento da enxaqueca o médico precisa definir qual fator desencadeia as crises e possuir um diagnóstico completo e correto do paciente. Depois disso, o tratamento geralmente consiste em evitar o contato ou o surgimento desses “gatilhos” das crises e no uso de medicamentos indicados para diminuir a dor em uma crise futura.

Cada caso terá uma indicação de medicamento, podendo ser usados neuromoduladores, antidepressivos e antivertiginosos.

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *