Está faltando motivação para os exercícios físicos?
5 dicas pra você não desistir deles.
Escolha o exercício certo para o seu perfil
Parece uma escolha óbvia, mas nem sempre é assim. Quem nunca fez musculação por obrigação? Deu aquela corrida, mas no fundo querendo ficar no ar condicionado? Talvez aquela aula de spinning, mesmo “morrendo” de dor no bumbum por causa do banco duro?

Fica muito difícil manter por um longo tempo qualquer exercício físico que não gostamos de fazer. Escolha algo que traga prazer, que te estimule e que te faça ter vontade de voltar a praticar no dia seguinte. Não tenha medo te experimentar diferentes modalidades, alguma vai ser a certa pra você.
Localização
Escolha do exercício ok. Mas onde fazer esta tão esperada modalidade? Uma dica valiosa e que pode influenciar na sua ida, ou não, é a localização. Claro que existem lugares melhores do que outros e profissionais com quem queremos trabalhar. No entanto às vezes a distância faz com que percamos a vontade de fazer a atividade proposta. Quem nunca desistiu de ir para academia por causa do trânsito até ela? Quem nunca declinou da corrida no parque só de pensar no tempo que iria levar pra ir e voltar? Simplifique as suas escolhas, melhor que o lugar é conseguir fazer o exercício físico, mas se for perto do trabalho ou de casa, pode ajudar.
Assiduidade
Esta é uma das dicas mais importantes pra qualquer rotina virar um hábito, assiduidade é o start para qualquer mudança. A falta de assiduidade faz um dia virar uma semana, essa semana virar um mês e quando nos damos conta, estamos há vários meses na inércia. Tente se comprometer com a sua rotina de exercícios, isso trará melhores resultados e mais motivação pra continuar.
Convidar amigos/familiares
Essa é uma das dicas que eu mais gosto e que tem ótimos resultados. Exercícios feitos em parceria com amigos ou familiares, deixa mais divertida essa “missão” e também pode estreitar os laços e colocar os assuntos em dia. Comece a mudança, convide as pessoas que você gosta para ter essa experiência.
Metas
Independente da área da vida, ter metas nos faz ter algo para buscar, nos da um parâmetro e um norte para seguir nos objetivos. Em vez de apenas querer fazer algum exercício físico, coloque algumas metas especificas, elas nos fazem ficar mais comprometidos com o resultado. Por exemplo: “perder 5kg em 3 meses”, “correr 5km até dezembro”. Aqui vale uma dica muito importante, cuidado para colocar metas reais e possíveis, caso contrário você pode se frustrar caso não as alcance e não é isso que queremos.
Marcio Behenck
Educador Físico – treinador pessoal