Farelo de aveia: ajuda mesmo a emagrecer! Conheça!

Quer se alimentar de forma saudável e perder peso? Conheça os benefícios do farelo de aveia e como pode te ajudar a emagrecer, clique e descubra!

Quando uma pessoa deseja emagrecer ela precisa repensar toda sua alimentação, e sabemos o imenso trabalho que isso dá. Precisamos trocar determinado alimento, substituir aquilo, consumir os nutrientes necessários para o dia a dia e sempre deixar o corpo bem “vitaminado”, ou seja, é uma verdadeira matemática nutricional. Caso você esteja passando por isso deve estar com muitas dúvidas sobre determinados alimentos e quais suas verdadeiras funções. Não vamos falar de todos agora, mas de um muito importante nas dietas: o farelo de aveia. Ele costuma ser confundido com os flocos e a farinha de aveia, mas você verá nessa matéria qual a diferença entre cada um deles e quais os benefícios do farelo de aveia.

O que é farelo de aveia?

farelo de aveia

A aveia é um cereal rico em nutrientes e se destaca por contém uma enorme quantidade de proteínas, lipídios e fibra alimentar. Há quem pense que independente da forma de consumir a aveia seus benefícios serão aproveitados de forma igual, mesmo sendo ele em flocos, farinha ou farelo. Mas é aí que está o engano. Por quê? Porque o farelo de aveia é feito a partir da camada externa do grão, basicamente a “casca”, e por conta disso sua concentração de fibras betaglucanas é muito superior comparada aos flocos ou a farinha, que são produzidas a partir o do interior do grão da aveia.

Composição nutricional da aveia

Veja os nutrientes dentro de  Valores referentes a 100g:
Calorias – 394kcal
Proteínas – 13,9g
Carboidratos – 66,6g
Fibras – 9,1g
Cálcio – 48mg
Magnésio – 119mg
Fósforo – 153mg
Ferro – 4,4mg
Sódio – 5mg
Potássio – 336mg
Cobre – 0,44mg
Zinco – 2,6mg
Vitamina B1 – 0,55mg
Vitamina B2 – 0,03mg
Vitamina B3 – 4,47mg

Benefícios

Eu disse anteriormente que o farelo de aveia tem vantagem por conter uma concentração maior de fibras betaglucanas. Aí você se pergunta: e daí? E daí que é graças a essas fibras que o farelo de aveia irá te ajudar a emagrecer. A betaglucanas terá no seu organismo um efeito surpreendente de absorção, ou seja, depois de consumir a aveia ela irá absorver grande parte do líquido que você ingerir e se transformará em uma espécie de gel, proporcionando saciedade por um longo período de tempo. O resultado disso é que você irá comer menos e consequentemente emagrecer.Podemos citar 10 benefícios diretos:

  1. Fornece saciedade;
  2. Ativa o metabolismo;
  3. Fornece mais energia ao corpo;
  4. Possui elevado teor de antioxidantes;
  5. Promove a digestão e previne a *constipação;
  6. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol;
  7. Reduz o risco de certos tipos de câncer;
  8. Beneficia o tratamento de algumas doenças autoimunes;
  9. Ajuda a prevenir o risco de doenças cardiovasculares;
  10. Controla os níveis de insulina no sangue e, portanto, de diabetes.

farelo de aveia beneficios

Explicando melhor os 3 mais importantes:

Ajuda o sistema imunologico

Além de ser coadjuvante para o emagrecimento e ser uma grande protetora do coração, a betaglucana também fortalece o sistema imunológico.Estudos em laboratório demonstraram que a betaglucana foi responsável por um aumento significativo na resposta do sistema imune à infecção causada por bactérias. Não somente a fibra acelerou a chegada dos neutrófilos (células de defesa do organismo) ao local da infecção, como também aumentou seu potencial de eliminar os agentes invasores.

Controle da Obesidade( perda de peso)

O farelo de aveia tem muitos benefícios para ajudá-la a perder peso. Um desses motivos é o tipo de fibra solúvel que contém dentro de si chamada beta-glucana que ajuda a hidratar e que nos faz sentir uma sensação de saciedade, geralmente fazendo encher-nos antes e, portanto, não comer outros.Além disso, quando consumimos farelo de aveia que você faz é reduzir o colesterol ajudando completo para a obesidade e gorduras que ocorrem no sangue pode ser equilibrado em breve.

Combate o câncer?

Sim e não. Os cientistas já sabem da sua ação anticâncer, graças aos efeitos da Betaglucana. Experimentos realizados em vários países, Brasil inclusive, comprovam sua ação protetora do nosso material genético. A aveia age como um protetor do DNA. Isso diminui o risco de um gene sofrer mutação e, modificado, lançar suas sementes para a germinação de tumores.

Como consumir o farelo de aveia?

Existem diversas formas de consumir o farelo. Você pode mistura-lo com frutas, tortas, bolos, vitaminas e iogurte, o que sua imaginação quiser. Se também preferir pode consumir ele puro, em média duas ou três colheres por dia.O farelo de aveia é saudável, gostoso, barato e fácil de encontrar. Ele é um alimento completo e que irá te ajudar muito se você está em busca de uma alimentação com mais saúde. Nunca é tarde para mudar de hábitos, boa sorte.

Receita com farelo de aveia – Barra de cereal

Sim, faça em casa, as famosas barrinhas que se compram em loja, veja os ingredientes a se utilizar:

1 xícara  de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de aveia grossa
1 xícara de chá de aveia média
Meia xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de nozes picadas
1 xícara de chá de castanhas de caju trituradas

1 xícara de chá de aveia fina
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150 gramas de margarina derretida

Modo de preparo

O primeiro passo é misture bem o açúcar mascavo, a aveia grossa, a aveia média, a aveia fina, o bicarbonato de sódio, a margarina derretida, a farinha de trigo, as nozes picadas e as castanhas de caju até que a margarina seja bem absorvida. Pegue uma forma retangular, de 18cm x 28cm, sem untar, coloque a mistura e vá apertando de maneira que cubra toda a forma. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos. Passado este tempo, retire e deixe esfriar completamente. Desenforme e, com o auxílio de uma faca de serra, corte a massa em quadrados no tamanho que desejar.

 

Gostou da matéria? Como você consome o farelo de aveia? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. O corpo & estética está aqui para te ajudar. Até a próxima.

Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

4 thoughts on “Farelo de aveia: ajuda mesmo a emagrecer! Conheça!

  • em
    Permalink

    Tirou. Minha duvida sobre qual. Aveia usar…obrigado

    Resposta
  • em
    Permalink

    Muito boa essa matéria. Me ajudou bastante na hora de usar esse cereal.

    Resposta
  • em
    Permalink

    Adorei a matéria pois consumo o farelo de aveia todos os dias

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *