Febre Amarela: sintomas, como ocorre e mais
A febre amarela é transmitida por mosquitos, existem duas formas que caracterizam a doença: Febre amarela silvestre (AEDES AEGYPTI) e febre amarela urbana. A doença recebe este nome, pois o corpo fica todo amarelo e ocorrem hemorragias internas de diversos graus de gravidade, por este motivo ela é tão perigosa para o nosso organismo. O vírus tropical é mais comum na América do sul e na África. Apesar da grande incidência de casos de febre amarela a grande maioria em que a doença ocorre, os sintomas não evolui para o estágio mais grave da doença.

Quais os principais sintomas da febre amarela?
Os sintomas mais comuns da febre amarela quando não estiver em uma fase mais grave da doença geralmente são: Fotofobia, náuseas e vômito, cansaços e fraqueza, perda de apetite, febre e dor de cabeça. Os sintomas passam sozinho nesta fase duram de 3 a 4 dias, muitas pessoas até desconhecem que tenham tido a febre amarela nestes casos. Mas existe a outra porcentagem de pessoas em que a febre amarela provoca sintomas bem mais graves como, por exemplo: Urina escura, dores abdominais, febres altas, Icterícia (vírus que causa danos ao fígado), sangramento na boca, nariz, estômago e olhos.
Em casos terminais o paciente pode apresentar convulsões, delírios e entrar em coma. A febre amarela pode levar a morte em apenas 7 a 10 dias, por isto toda a preocupação com os sintomas iniciais, a busca por ajuda médica é essencial em qualquer um dos casos.

A febre amarela pode ser confundida com quais doenças?
Os sintomas da febre amarela se assemelham com a dengue hemorrágica, malária, leptospirose e a hepatite. O médico deve ser procurado principalmente se o paciente mora em locais de risco ou tenha viajado para alguns lugar com casos diagnosticados, é muito importante identificar a doença no início para que não venha a passar de fase, pois a febre amarela mata.

Quais são as causas da febre amarela?
O mosquito é infectado ao picar um animal ou pessoa com a doença e então o mosquito passa a desenvolver a doença e se continuar a picar outras pessoas ou animais vai contaminar todo mundo. Nas áreas urbanas o grande vilão é o mosquito conhecido como Aedes aegypti e nas áreas rurais é o Haemagogus. O que é preciso saber é que em ambos os casos a doença é a mesma, a pessoa passa por um estado de espera de 7 dias após ser picada.

Quais são os casos confirmados de febre amarela em 2017?
No mês de Janeiro de 2017, o Estado de Minas Gerais teve 23 casos de suspeitas de febre amarela e 14 óbitos que podem estar relacionados com a doença. São Paulo, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto também estão em estado de alerta, por causa da morte de dois macacos confirmada pela febre amarela. O Ministério da saúde admitiu que o Brasil possa estar com um surto de febre Amarela. Lembrando que os postos de Saúde disponibilizam a vacina gratuitamente.
Pingback: Febre amarela: conheça os sintomas da doença e o que ela causa no corpo