BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Ferro: por que ajuda na saúde? Que alimentos possuem?

Está com falta de ferro no sangue? Veja por que é importante tomar ferro de vez em quando e como ele ajuda na sua saúde

Você sabia que o principal causador da anemia é a ausência de ferro? Isso mesmo, uma alimentação com o baixo consumo de ferro, aumenta 90% às chances de você desenvolver um quadro da doença. A anemia é caracterizada por sintomas como: fraqueza, cansaço, tontura e palidez. E se engana quem acredita que a anemia só ataca crianças, pelo contrário, todas as pessoas estão sujeitas a esse problema, principalmente adultos e idosos. Entre outras coisas a falta de ferro no organismo causa diversos desconfortos e ainda prejudica muito sua saúde. Então descubra mais sobre esse nutriente e quais alimentos você deve comer para que ele seja ingerido.

O que é ferro?

O ferro é um mineral encontrado em abundância na natureza e nos animais. Infelizmente nosso organismo não é capaz de produzi-lo e por isso precisamos fazer a ingestão do ferro através dos alimentos. No nosso corpo a função desse mineral é produzir a hemoglobina (pigmento vermelho do sangue), a hemoglobina é o responsável pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todas as células do nosso corpo.

 

Por que a falta de ferro causa anemia?

Bom, então o ferro é basicamente o responsável por manter a coloração vermelha do sangue, e quanto mais vermelho esse sangue estiver, mais oxigênio será transportado pelo seu corpo. Já, se o seu organismo está sem ferro, ele produz menos hemoglobina (pigmentos vermelhos), o transporte do oxigênio fica comprometido e começam a surgir os sintomas da anemia. É por esse motivo que a pessoa fica com uma aparência pálida, sem vida e o interior das pálpebras fica com aspecto branco.

Alimentos ricos em ferro

ferro alimentos

Por mais que nosso corpo não produza o ferro, a natureza compensa isso com as infinitas fontes de ferro que podemos consumir. A melhor opção de alimento para ingerir o ferro é de origem animal, pois nosso corpo absorve com mais eficiência. Mas também temos a opção de ingerir ferro através dos alimentos de origem vegetal. Veja abaixo os elementos específicos de cada grupo.

Alimentos de origem animal: fígado, carne vermelha, carne branca, ovo, costela de porco, vitela, peixe.

Alimentos de origem vegetal: aveia, trigo, cevada, pão integral, feijão, lentilha, linhaça, semente de abóbora, agrião, ervilha, couve, rúcula, pêssego, uva, acerola, damasco, figo, açúcar mascavo.

Obs: Ao consumir fontes de ferro de origem vegetal é necessário complementar o cardápio com alimentos fontes de vitamina C, para que a absorção do ferro seja melhor aproveitada.


Alimentos pobres em ferro

Alguns alimentos que consumimos no dia a dia são os vilões de quem precisa consumir ferro. Se você já tem um quadro de anemia fuja de: café preto, leite, iogurte e queijo e nozes. Por mais que sejam benéficos para outras coisas eles são bem pobrezinhos de ferro.

Viu só quanta opção de alimentos nós temos para não deixar que nos falte ferro? Basta uma pequena mudança no cardápio e já podemos afastar as chances de ter anemia. Sabe qual é o truque da vovó? Quando for cozinhar o feijão acrescente um prego. Durante o cozimento ele irá liberar o ferro, o qual também pode ser aproveitado pelo corpo. Mas o prego precisa ser novo e bem lavado. Faça o teste.

 

Gostou das dicas? Você já teve anemia? Compartilhe com a gente sua experiência ou deixe dicas e sugestões nos comentários.

Espero vocês aqui de novo, até a próxima.

 

Recomendados para você:

Sobre Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *