BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Fígado de Boi: veja os benefícios dele pro corpo

O fígado é uma carne que possui muitos nutrientes para o nosso organismo, a quantidade de vitaminas existentes, realmente é surpreendente, dos 11 tipos de vitamina o consumo do fígado de boi possui 9. Para quem deseja ter uma dieta saudável o seu consumo deve ser inserido no cardápio, mas como qualquer outro alimento o seu consumo deve ser sem exageros!

O fígado de boi geralmente é consumido sob forma de bife frito, mas não é muito querido pela população em geral, o que na verdade é um grande desperdício de vitaminas.

Confira à baixo:

Fígado de boi: veja os benefícios dele pro corpo (Foto: Divulgação)

Quais são os benefícios do fígado de boi?

O fígado de boi proporciona muitos benefícios para a saúde, dentre eles estão: selênio, cobre, zinco e riboflavina. O fígado tem em 100 gramas, 50% de proteínas e vitaminas que é necessário ser consumido diariamente. Ainda possui outras vitaminas como:

Vitamina A: Esta vitamina ajuda a manter o sistema protegido contra as doenças, fortalece os ossos, mantém a pele saudável e ainda protege a visão.

Vitamina B: O fígado bovino fornece todas as vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de células vermelhas do sangue e ajudam a proteger o sistema nervoso.

Vitamina D: O fígado possui a vitamina D (12%) da quantidade que precisamos ingerir durante o dia. Esta vitamina tem uma grande importância para manter a saúde dos ossos e ajuda a reduzir a inflamação das juntas.

Ferro: O ferro é essencial para ficar longe da anemia, arritmias cardíacas, cansaço entre outros.

Fígado de boi: veja os benefícios dele pro corpo (Foto: Divulgação)

Qual é a melhor forma de consumir o Fígado?

Para que nenhum ingrediente no Fígado de boi se perca, a melhor forma de consumi-lo é fervendo, pois desta maneira todas as propriedades que são benéficas para o nosso corpo são mantidas.

Uma dica para consumi-lo de diferentes formas é acrescenta-lo a uma sopa com legumes ou ainda ao molho. Quando for feito em forma de bife, o uso de cebolas e manjericão dá um sabor especial ao prato.

Receitas para fazer com o Fígado de boi

Fígado de boi: veja os benefícios dele pro corpo (Foto: Divulgação)

Hambúrguer de Fígado de boi:

Ingredientes: 1 cebola, 1 ovo, 1 pitada de sal, 3 fígados de boi, 1 xícara de carne moída, ½ pimentão, 1 colher de sopa de pimenta do reino, 1 colher de sopa de farinha de trigo.

Como fazer: Retire a pele do fígado e bata no liquidificador, acrescente os outros ingredientes. Reserve a farinha de trigo e a carne moída.

Logo após de misturar os ingredientes do liquidificador acrescente o restante que estava reservado, até ficar uma massa homogênea, modelando em formato de hambúrguer e frite. E pronto para quem não gosta do fígado, esta é uma ótima opção, pois fica saboroso e muito nutritivo. A criançada vai amar!

Fígado de boi: veja os benefícios dele pro corpo (Foto: Divulgação)

Patê de fígado:

Ingredientes: 150 g de bacon picado, 1 folha de louro, 1 cebola, 500 g de fígado de boi, 1 tomate picado, pimenta a gosto, 1 colher rasa de sal, ½ de salsinha e cebolinha.

Como fazer: O primeiro passo é retirar a pele do fígado e cortar em pedaços, para fritar. Assim que estiver cozido acrescente o bacon, cebola e deixe dourar. Logo em seguida bata no liquidificar esta mistura juntamente com os outros ingredientes até ficar uma pasta. E ai esta um patê caseiro e saboroso.

Fígado ao Molho de Tomate

Ingredientes para essa receita com fígado de boi:

– 1 tomate cortado em rodelas;

– 1 pimentão cortado em rodelas;

– ½ xícara de água;

– 500 gramas de fígado de boi;

– 3 colheres de sopa de molho de tomate;

– 1 pitada de cominho;

– ½ cebola cortada em rodelas;

– 2 dentes de alho picados;

– Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:


Para preparar, retire a membrada na superfície do fígado, lave bem e abra os bifes. Tempere-os usando sal, pimenta, cominho, alho e depois deixe marinar por 15 minutos. Coloque uma frigideira grande com óleo no fogo para esquentar.

Frite os bifes de ambos os lados até que fiquem dourados. Depois de fritar todos, na mesma frigideira você deve colocar a cebola, o pimentão e refogar. Adicione o molho de tomate, a água, os bifes, o tomate e deixe ferver. Seu prato estará pronto.

Bife de Fígado com Alho Poró

Ingredientes:

– 3 folhas de sálvia fresca;

– 1 cebola pequena;

– 1 kg de bifes de fígado de boi;

– 3 colheres de sopa de manteiga;

– 2 alhos poró;

– Sal a gosto.

Bife de Fígado com Alho Poró
Bife de Fígado com Alho Poró. Imagem: divulgação

modo de preparo:

Para preparar você deve polvilhar os bifes com sal, depois esfregar as folhas de sálvia e deixar assim por 5 minutos. Em seguida, aqueça a manteiga na frigideira e coloque os bifes. Passe-os dos dois lados bem rapidamente, depois adicione a cebola e o alho que devem estar cortados em rodelas.

Bifes de Fígado à Milanesa

Ingredientes:

– 3 ovos batidos;

– 1 dente de alho;

– ½ kg de bifes de fígado de boi;

– Limão;

– Sal a gosto;

– Farinha de rosca e farinha de trigo;

– Pimenta do reino a gosto.

modo de preparo:

Você deve bater os bifes e temperá-los com limão, sal, alho e pimenta. Deixe repousar por 2 horas, depois passe-os na farinha de trigo, nos ovos batidos e por último na farinha de rosca. Frite de ambos os lados e repita o procedimento com cada bife.

Iscas de Fígado de Boi

Ingredientes:

– 1 cebola picada;

– 3 colheres de sopa de água;

– ½ xícara de chá de azeite;

– 500 gramas de fígado de boi em tiras;

– 1 colher de sopa de salsa picada;

– 3 dentes de alho picados;

– Sal e pimenta do reino a gosto.

Iscas de Fígado de Boi
Iscas de Fígado de Boi. Imagem: divulgação

modo de preparo:

Coloque o azeite, a cebola e o alho em uma panela de pressão. Leve ao fogo médio e frite por 5 minutos ou até que doure. Acrescente o fígado, a salsa, o sal e a pimenta. Misture bem, adicione a água, tampe e deixe cozinhando em fogo baixo por 10 minutos. Retire a pressão da panela e pronto.

Fígado com Batata

Ingredientes:

– 4 batatas cozidas em rodelas;

– 4 bifes de fígado em tiras;

– 3 cebolas em fatias finas;

– 2 colheres de sopa de vinagre;

– ½ xícara de chá de água quente;

– 4 dentes de alho picados;

– Sal e pimenta do reino a gosto;

– Azeitonas pretas e cheiro verde picados.

modo de preparo:

Tempere o bife usando o vinagre, o alho, o sal e a pimenta do reino. Deixa marinar por 30 minutos, depois frite aos poucos cada tira de bife, reservando os temperos. Depois, na mesma panela, doure a cebola, adicione os temperos reservados, os bifes, a água e cozinhe. Se for necessário, acrescente mais água. Coloque as batatas quentes em uma travessa e coloque o molho por cima.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *