Fim de Papo – Sem queixo duplo
Neste artigo a Dra. Tainá Fritzen fala como é possível reduzir a gordura da papada sem precisar recorrer à cirurgia. O tratamento da papada com ácido deoxicólico é o menos invasivo e o com menor risco. Acompanhe o artigo.
Por Tainá Fritzen*
Até recentemente, aqueles que queriam reduzir a gordura da papada, também conhecida como queixo duplo, causada pelo acúmulo de gordura na região submentoniana, teriam que se submeter à lipoaspiração, um procedimento cirúrgico e invasivo que requer alguns dias de repouso e recuperação.
Atualmente, o tratamento da papada com ácido deoxicólico (Kybella® é o nome comercial da substância) é o menos invasivo e com menor risco de morbidade. O ácido deoxicólico é uma molécula existente naturalmente em nosso organismo, derivado dos ácidos biliares e com ação conhecida em emulsificar a gordura no organismo. A enzima faz a quebra dos adipócitos, células de gordura, que são eliminados na corrente sanguínea.
A apresentação injetável do ácido deoxicólico, é uma forma sintética do ácido, cuja principal ação quando injetada na gordura submentoniana é a redução da gordura existente no local.
Números recomendado de aplicações
Por seu mecanismo de ação agir diretamente nos adipócitos, há diminuição da quantidade da gordura e pequena reação inflamatória local. O recomendado é que sejam realizadas de 3 a 6 sessões, com intervalo de 20 a 30 dias entre elas. O tratamento é simples, a substância é aplicada por agulhas muito finas, sendo um procedimento rápido e bem tolerável quanto à dor, pois previamente às injeções, é aplicado anestésico tópico e gelo.
É realizado em consultório e não oferece riscos ao paciente.
O tratamento não exige o afastamento das atividades. É recomendado que seja usado filtro solar na região da aplicação. Importante: pelo fato do gelo ter ação anti-inflamatória, não deve ser usado, pois é a reação inflamatória que inicia o processo de eliminação da gordura.
Os resultados são gradativos, podendo já ser percebido a partir da primeira sessão. Caso o paciente não tenha aumento de peso significativo, o efeito é duradouro, pois a gordura foi eliminada.
Como em qualquer tratamento, é necessária uma consulta prévia para avaliação.
*Dra. Tainá Negri Fritzen é Cirurgiã-dentista pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Especialista em Saúde da Família e Comunidade. Membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais em Odontologia.
Olá Boa Tarde! Um vizinho iniciou semana passada esse tratamento, porém já se passaram 7 dias e não surgiu nenhum tipo de reação (inchaço, pequena equimose na área injetada, ardor, dormência local temporária e vermelhidão) nem tão pouco percebe-se qualquer resultado visual até o momento. Dúvidas: O processo é lento assim mesmo? As aplicações podem não causar qualquer efeito em determinadas pessoas? Gostaria de agendar uma consulta, porém queria aproveitar esse caso para eliminar essas dúvidas. Agradeço, Paulo