Furúnculo: como ocorre? Como cuidar?
O Furúnculo é conhecido como cabeça de prego e acontece quando uma bactéria infecta um folículo piloso (onde os pelos crescem) se transformando em uma coleção de pus.
O Furúnculo aparece porque a infecção se alastra pelo tecido ao redor do folículo, as áreas mais afetadas geralmente são as virilhas, axilas, face, pescoço, coxas e nádegas. A acne (espinhas) pode acabar sendo uma porta de entrada para o desenvolvimento de Furúnculos.

Os fatores que favorecem o aparecimento do Furúnculo:
As lesões na pele acontecem com alguma frequência em qualquer pessoa, o que porem ocorre é que o sistema imunológico acaba evitando a invasão de bactérias que ajudam no desenvolvimento do Furúnculo. O aparecimento do mesmo geralmente ocorre em pessoas com uma tendência maior de colonização de bactérias staphlococcus aureus na pele ou dentro da região dentro das narinas.
Outros fatores de risco podem ser os grandes vilões para o aparecimento dos furúnculos, dentre eles podemos destacar: a predisposição genética, cirrose, o uso de drogas injetáveis, doenças crônicas de pele, HIV positivo, diabetes mellitus, obesidade, insuficiência renal, má higiene pessoal, uso de roupas justas, região úmida com excesso de pelo e idade avançada.

Os sintomas mais comuns do Furúnculo:
O furúnculo geralmente começa com um nódulo inflamado sob a pele, doloroso e bem avermelhado ao redor. O seu tamanho ultrapassa o tamanho de um grão de feijão ou ervilha, em alguns casos mais raros pode chegar a ficar maior do que uma bola de pingue-pongue.
Conforme o tempo a infecção vai evoluindo e acumulando pus e células mortas, causando o aumento da pressão no tecido subcutâneo, este faz com que apareça no centro da lesão um ponto amarelado ou esbranquiçado, que é o pus sendo empurrado para fora. Além do incomodo na pele o Furúnculo ainda pode ocasionar outros sintomas como: mal estar, coceira, fadiga e febre.

O tratamento do Furúnculo:
O Furúnculo não deve ser exprimido, quando for necessário o processo de drenagem deve ser feita de forma asséptica reduzindo o risco de ficar com cicatrizes esteticamente indesejáveis e evitando desta forma que novas bactérias se alastrem pela pele.
Geralmente os Furúnculos se rompem espontaneamente, o que ajuda aliviar são compressas úmidas com agua morna 3 vezes ao dia. As pomadas não devem ser usadas por contra própria, pois podem piorar a inflamação, o que se deve fazer somente é a limpeza da lesão com água e sabão neutro.

Quando é preciso usar os antibióticos?
Em alguns casos após a drenagem o antibiótico pode ser indicado pelo medico, quando o Furúnculo for maior de 2 cm de diâmetro, a existência de febre, a demora da melhora da lesão após a drenagem e em pacientes com algum grau de imunossupressão.

Como prevenir os Furúnculos?
Os furúnculos podem ser prevenidos com algumas medidas bem simples dentre eles podemos destacar:
-Manter as mãos higienizadas, evitando assim o aparecimento e a recorrência dos Furúnculos;
-Evitar usar roupas justas e os tecidos sintéticos que dificultam a evaporação do suor;
-Manter as feridas cobertas com curativos;
-Não compartilhar itens pessoais com pessoas que tenham o Furúnculo, como toalhas, lençóis e roupas.