Gases: porque ocorre? Como evitar?
Os gases intestinais mais conhecidos como “pum” e “arroto” e também chamados de “flatulência”, são produzidos pelas bactérias que fazem parte do processo de digestão. Geralmente, eles são produzidos após a metabolização de alimentos que contém carboidratos, gorduras e proteínas.
Quando estamos fazendo uma refeição, mesmo sem perceber, nós engolimos uma quantidade enorme de ar, o que gera os gases no estômago.
A maioria desses gases são liberados através das eructações. Mas existe uma diferença se a pessoa estiver em pé/sentado ou for se deitar. Quando você se deita os gases vão direto para os intestinos e eles são liberados através do “pum”.
Os principais alimentos que causam gases intestinais

Muitas vezes, na maioria delas, as causas dos nossos gases presentes no intestino está ligado ao que comemos. Veja abaixo os principais alimentos que causam flatulência e eructações. Vale lembrar que não são todos esses alimentos que podem te causar gases, o que causa em você, pode não causar em outra pessoa e assim por diante.
– Feijão
– Ovos
– Cerveja
– Leite
– Batata
– Milho
– Brócolis
– Alho
– Repolho
– Refrigerantes
– Cebolas
– Couve-flor
Também existem outros fatores que influenciam na produção e eliminação desses gases, como: falta de exercício físico, intolerância à lactose, uso de antibióticos entre outros.
O cheiro não muito agradável que é liberado com o pum é causado pelo enxofre e é produzido depois de ingerirmos alimentos que contém proteína.
Excesso de gases intestinais é doença?

Se for só a sensação de estar liberando muitos gases, não. Se vier acompanhado de outros sintomas, como sangramentos, dores, anemia, anorexia e entre outros pode ser sintoma de alguma doença, nesse caso procure o médico. Toda doença diagnosticada com antecedência apresenta maiores chances de cura.
Como evitar os gases intestinais

Muita gente pode achar que está tendo um excesso de liberação de gases e se sente incomodada com a situação. Existe uma forma de evitar esses gases: uma dieta muito cuidadosa, cada pessoa aprende a conhecer seu intestino ao longo da vida através dos alimentos que consome e os efeitos que eles causam. Procure saber os alimentos que irritam seu estômago e fique longe deles. Outra dica é praticar exercícios e não se estressar.
Na gravidez a produção de gases aumenta, para evitar o inconveniente confira as dicas: beba muita água, evitar a prisão de ventre, faça uma caminhada todos os dias, etc.
Remédios para controlar os gases
Existem algumas formas de controlar e evitar a liberação desses gases através da ingestão de alguns medicamentos conheça alguns remédios:
– Dimeticona
– Carvão ativado
– Complexo almeida Prado 46
– Chá de anis estrelado com canela em pau.
Muita atenção para o Carvão ativado: ele ajuda à neutralizar os gases intestinas mas, se você toma uma série de remédios todos os dias, ele pode tirar o efeito dos medicamentos, por isso nunca tome remédios sem consultar seu médico, pois ao invés de estar aliviando os gases você poderá estar se prejudicando.
Bom pessoal, espero que as dicas tenham ajudado e que consigam evitar esse problema ok?
Dúvidas e sugestões deixem aí nos comentários, quem sabe não vira um novo artigo?
Estou com problema de gases, mas quando deito e de manhã quando evacuo sinto um disconforto.