BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Gengibre – conheça os benéficios para saúde e se faz emagrecer!

Quer emagrecer e ter saúde? Conheça os benefícios do gengibre e tudo que ele pode fazer por você!

Existem muitos mitos quando falamos de certas leguminosas ou mesmo de certos produtos naturais para o emagrecimento. Um dos mitos mais conhecidos , com certeza é sobre as propriedades do gengibre. Mas antes de falar de suas propriedades e discutir um pouco sobre elas, é importante conhecer o que é o gengibre na natureza. Vamos lá?

gengibre
Veja o que o gengibre pode fazer por você

O que é o gengibre

Informalmente falando, ele é uma planta da família das Zingiberáceas, originária da ilha de Java, da Índia e da China. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento, e já era conhecida dos indígenas que a chamavam de ¨mangaratiᨠou ¨ magarataia¨. Seu nome científico é ¨ Zingiber Officinale¨. Elel também é nativo de regiões tropicais do sul da Ásia, sendo parte importante da culinária chinesa e japonesa há séculos. Mas vamos agora falar um pouco das propriedades dele, e de como ele atua em nosso corpo.

Onde comprar Gengibre?

O gengibre pode ser encontrado em spray ou suplementos, em farmácias ou lojas de produtos naturais, como a Onofre e Natue, confira:

botao onofre drogaria

 

botao natue novo

Propriedades e benefícios

Existem uma série de propriedades do Gengibre que são benéficas para nosso corpo:

Estimulante- Ele funciona como um estimulante para combater o transtorno gastro intestinal, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.

Anti-inflamatório-  Ele também tem ação anti-inflamatória e é eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. Mas atenção: todo princípio ativo terapêutico é benéfico dentro de um intervalo de quantidade – abaixo dessa quantidade é inofensivo e acima disso passa a ser tóxico.

Antisséptico- vários produtos para combate ao chulé e odores tem o gengibre em sua composição.

Bactericida- Sua ação pode combater bactérias, e não raro, vários anti sépticos tem o gengibre em sua fórmula.

Desintoxicante- O gengibre é muito utilizado para pessoas que estão de dieta e querem alimentos que ajudem a “limpar”o organismo. Ele estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxina. Quando isso acontece, o sinal da saciedade vem muito mais rápido, deixando a pessoa mais satisfeita e evitando comer demais.

Afrodisíaco – devido as suas propriedades “picantes”, ele ajuda a aumentar a temperatura corporal, e muitas culturas acreditam que seu uso é capaz de ajudar a “esquentar as coisas”na hora h.

Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo  deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.É importante sempre consultar o nutricionista, que pode lhe dizer o que realmente faz bem para o seu organismo e poderá te ajudar. O site Corpo & estética não se responsabiliza por problemas com as dicas aqui apresentadas.

Gengibre faz emagrecer?

De certo modo, sim ele pode ajudar. O gengibre é um alimento termogênico e pode sim auxiliar o emagrecimento. Isso porque os alimentos termogênicos aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Mas não adianta apenas consumir gengibre, alie-o aos exercícios físicos, para perder peso e também a a uma dieta balanceada. Normalmente é o chá que é consumido pelos adeptos e adeptas das dietas, veja a receita abaixo:

cha de gengibre
cha de gengibre – ja tomou?

Receita de chá de gengibre

Você vai precisar de:

  • 4 a 5 rodelas de gengibre
  • 1/2 limão siciliano
  • 1 pau de canela
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1/2 litro de água

Modo de Preparo:

Primeiramente, pique o gengibre e corte o limão siciliano e rodelas finas. Junte esses ingredientes em uma panela, adicione a canela, cubra com água e deixe ferver por mais ou menos 5 minutos. Coe a mistura e adoce com o mel.

Normalmente não é bom tomar mais do que 1 xicara de manã e uma a noite pouco antes de dormir.

Contra indicações

Sim, existem alguns problemas associados ao seu consumo e foram observadas algumas contra indicações:

– Pessoas com hipertireoidismo, devem evitar seu consumo regular, pois o metabolismo das mesmas já é muito elevado.

-Quem tem problemas de cálculos biliares só com orientação ou autorização médica. Mulheres grávidas com problemas de enjôo e vômitos não devem usar o gengibre.

– Por causa do efeito anticoagulante de consumo de gengibre é contra-indicada em indivíduos que recebem a medicação anticoagulante como a warfarina, a ticlopidina, aspirina, pentoxifilina, heparina, etc, e que o gengibre pode aumentar este efeito.

Além disso, procurem sempre orientação médica ok?

Conclusão

Pois é caros leitores e leitoras, espero que tenham conseguido absorver essas informações sobre essa raiz tão famosa e presente em nossa culinária, que é o gengibre.

Se vocês tem dúvidas ou sugestões de outros compostos para falarmos sobre, deixem nos comentários!

Recomendados para você:

Sobre almy

Um comentário

  1. Chá de Gengibre seu princípio ativo,me ajudem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *