Glicose alta: problemas que causa e como controlar

A glicose alta é um grande problema para milhares de pessoas. Se ela estiver entre 60 e 90mg/dL é considerada normal, se estiver acima disso ela já está alta. No nosso organismo nós temos a insulina, ela leva a glicose para nosso sangue para que ele seja usado como uma fonte de energia para nós. Muitas vezes, isso não acontece de forma correta, o que acaba fazendo com o que a nossa glicose se acumule no sangue e seja eliminada através dos nossos rins.

Os problemas que podem ser causados

Glicose alta: problemas que causa e como controlar (Foto: Divulgação)
Glicose alta: problemas que causa e como controlar (Foto: Divulgação)

O desequilíbrio de glicose no nosso sangue pode acabar ocasionando vários problemas para nós. Entre eles:

– Problemas Cardiovasculares;

– Derrame Cerebral;

– Problemas nos Rins;

– Problemas na Circulação;

– Infarto do Miocárdio;

– Amputações de extremidades;

Como controlar a glicose

Glicose alta: problemas que causa e como controlar (Foto: Divulgação)
Glicose alta: problemas que causa e como controlar (Foto: Divulgação)

Para controlar a sua glicose, é recomendado que você tenha uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais. Não fique muito tempo sem comer e come pequenas porções em cada refeição.

Corte da sua alimentação todos os embutidos, enlatados, as carnes gordas e alimentos com excesso de carboidrato simples, como refrigerantes, doces, massas feitas com farinha branca, arroz branco e bebidas.

As massas e os doces fazem mal porque aumentam a glicemia, dando espaço para crises. As bebidas alcoólicas podem causar hipoglicemias muito sérias.

Faça uma dieta com os seguintes alimentos: pêssego, feijão carioca, morango, maçã com casca e amendoim. O pêssego vai ajudar porque ele é rico em minerais e substâncias que são reconhecidas no controle de glicemia. O feijão contém substâncias que ajudam a diminuir a absorção de açúcar no nosso organismo.

O morango age como antioxidante e é uma fruta com menor teor de açúcar. Já a maçã contém fibras insolúveis que ajudam no bom funcionamento do intestino, colocando a glicose em excesso fora do seu organismo. O amendoim é recheado de proteínas e gorduras boas.

Sintomas da Glicose Alta

– Boca seca;

– Sede;

– Vontade de fazer xixi várias vezes;

– Cansaço;

– Visão atrapalhada;

– Dor nos olhos;

– Enxergar pontos negros;

– Perda da visão;

Dicas para evitar o descontrole da sua Glicose

– Faça suas refeições e seus exercícios diariamente e se possível, nos mesmos horários e tome seus remédios controladamente;

– Veja sempre que possível o nível da sua Glicose e anote, quando for ao médico mostre todos os resultados anotados para ele;

– Em uma consulta, converse com seu médico e peça para ele lhe ajudar a estabelecer metas para melhorar sua saúde. Uma meta de peso, de exercícios diários e para o nível da sua glicose;

– Informe ao seus amigos e conhecidos que têm diabetes, para em casos de crises eles lhe ajudar;

– Leve com você sempre alguns hidratos de carbono para poder controlar a sua glicose em caso de crise;

Sintomas da Glicose Alta nos rins e nos nervos

A glicose muito alta pode desencadear outros problemas como nos rins e nos nervos. Caso você ache que está com algum desses problemas, veja os sintomas:

Glicose Alta nos rins:

– Inchaço dos pés, tornozelos, pernas e mãos por causa da retenção de água;

– Falta de ar;

– Urina escura;

– Cansaço;

– Náusea e vômitos;

Glicose Alta nos nervos:

– Suar demais;

– Sensação de queimadura em alguma parte do corpo;

– Dores fortes em certas regiões;

– Falta de sensibilidade;

– Formigamento nas mãos e pés;

Caso você sinta algum desses sintomas, procure seu médico e veja com ele o que está acontecendo com você. Comece a tomar sua medicação imediatamente para não ocorrer mais problemas.

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

One thought on “Glicose alta: problemas que causa e como controlar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.