BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Glúten: faz mesmo mal?

O Glúten é muito falado hoje em dia várias pessoas alegam que ele faz mal para a saúde e engorda. Mas será que isso é verdade? O glúten é um composto de proteínas encontrado em vários alimentos como aveia, malte, centeio e farinha de trigo. Ele se tornou popular através de dietas que o restringem, ou seja, dietas sem glúten nenhum.

O que é comprovado é que o glúten faz mal apenas para pessoas cefálicas, essa doença é uma condição crônica que prejudica o intestino delgado. A pessoa fica com intolerância ao glúten.

Glúten: faz mesmo mal? (Foto: Divulgação)
Glúten: faz mesmo mal? (Foto: Divulgação)

Quais os danos que Glúten pode causar?

Nas pessoas cefálicas o glúten pode sim causar danos. Se o glúten chega ao intestino delgado ele pode causar inflamação, o que no futuro pode causar a destruição das vilosidades. Isso pode causar vários sintomas no corpo, como diarreia, fraqueza, perda de peso e anemia.

Para evitar todos esses problemas, os cefálicos devem optar por alimentos que em sua composição usem substitutos da farinha de trigo.

Glúten engorda?

O glúten em si não traz problemas para pessoas sem a doença, o que prejudica são os outros componentes presentes nele. Alimentos ricos em glúten são energéticos, essa energia é armazenada em nosso corpo e quando consumida em excesso, pode ajudar a aumentar o peso.

Portanto, o glúten pode ser consumido moderadamente sem exageros. Ele não precisa ser retirado de sua dieta, apenas consuma-o semanalmente.

Alimentos com Glúten

Glúten: faz mesmo mal? (Foto: Divulgação)
Glúten: faz mesmo mal? (Foto: Divulgação)

A maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia contém grandes substâncias de glúten, vejam quais são abaixo e se necessário, retire-os de sua alimentação.

– Pão;

Aveia;

– Cevada;

– Centeio;

– Malte;

– Bolos;

– Biscoitos;

– Macarrão;

– Tortas;

– Cerveja;

– Pizzas;

– Whisky;

– Molhos;

– Temperos;

Como falamos acima, o glúten só lhe fará mal quando consumido em excesso. Eliminá-los de seu cardápio irá ajudar a emagrecer, mas o ideal é ingerir regularmente, sem tirá-los totalmente de sua alimentação.

Alimentos ingeridos em excesso


Existem muitas substâncias que achamos que nos fazem muito mal, mas na verdade só fará mal se ingerido em excesso. O ideal é ingerir qualquer alimento controladamente, afinal, todos os alimentos ingeridos demais causam problemas. Até mesmo os mais saudáveis devem ser controlados, invista em uma dieta controlada com todos os nutrientes necessários para que seu organismo não fique com falta de nada.

Glúten: faz mesmo mal? (Foto: Divulgação)
Glúten: faz mesmo mal? (Foto: Divulgação)

Alimentação saudável

Ás vezes pensamos que alimentos saudáveis nunca irão fazer mal, mas quando ingerimos de forma incorreta ou exageradamente os problemas podem surgir. Ter uma alimentação saudável é fundamental para que o organismo funcione em sincronia e o corpo possa responder com força, vigor e muita energia para enfrentar o dia a dia. Para emagrecer sem problemas consulte uma nutricionista para que a mesma possa desenvolver uma dieta de acordo com o seu organismo.

Bom pessoal espero que tenham curtido as informações ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

2 comentários

  1. Pessoas Celiácas ..e não cefálicas.

  2. Doença cefálica? Não seria Doença celíaca?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *