Gordura no fígado: que problemas traz? Conheça os sintomas

Sedentarismo, consumo de álcool e uma alimentação inadequada são os principais causadores de gordura no fígado. Conheça os sintomas e que problemas pode ocorrer com isso.

Vamos imaginar a rotina de grande parte dos brasileiros: durante a semana por causa do trabalho e dos estudos a maior parte das refeições são feitas foras de casa, e muitas vezes o destino é a lanchonete, optando pela praticidade dos lanches rápidos. No final de semana adora tomar uma cervejinha com os amigos e acaba exagerando no álcool. E exercícios físicos praticamente nenhum. Esse é o perfil propício de uma pessoa que pode ter gordura no fígado, uma doença silenciosa e que quando os sintomas se manifestam a doença já está bem avançada. Logo, para que isso não aconteça com você saiba quais os sintomas e que problemas isso traz.

Tudo sobre fígado

gordura no figado

Antes de falarmos sobre a gordura no fígado, precisamos saber qual é a função desse órgão no nosso corpo. O fígado exerce basicamente a função de desintoxicar o nosso corpo após o consumo, por exemplo, de alimentos gordurosos e da ingestão de álcool, principalmente nesse último, pois o corpo interpreta o álcool como uma espécie de “veneno” e o fígado tem a função de filtrar e elimina-lo. Além disso, o fígado também é responsável pela produção da bile, líquido responsável pela digestão dos alimentos.

 

Gordura no fígado

Esteatose Hepática é o nome científico para gordura no fígado. Esse quadro é gerado quando ocorre o acúmulo de gordura dentro das células do fígado. Essa gordura é proveniente de alimentos gordurosos, como carne vermelha, pizzas, alimentos fritos, bebidas alcoólicas e outros diversos produtos.

Sintomas de gordura no fígado

Os principais sintomas de uma pessoa que tem gordura no fígado são: falta de apetite, dor abdominal do lado direito, enjoo, sensação de fadiga após as refeições, dor de cabeça, vômito, cor amarelada dos olhos e dos pés.

 

Principais problemas

As principais consequências para a pessoa que possui gordura no fígado é a inflamação das células. Se essa célula inflamar a pessoa passa a apresentar um quadro de esteato-hepatite, onde as células do fígado são substituídas por um tecido fibroso. Nesse estágio é que o risco de desenvolver a cirrose é maior. A cirrose é caracterizada por nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea e impede que o fígado funcione com suas atividades normais (produção de bile, controle de açúcar no sangue e metabolização do colesterol). Em alguns casos a única alternativa é o transplante do órgão.

 

Diagnóstico

Para verificar como está o seu fígado, você pode recorrer aos exames de sangue, ultrassonografia ou biopsia.

 

A gordura no fígado é uma doença silenciosamente porque muitas vezes os sintomas só aparecem depois de muito tempo do órgão “danificado”. É recomendado que após os 18 anos faça anualmente exames de rotina para certificar-se que tudo corre bem. Hábitos do seu dia a dia também influenciam diretamente na sua saúde. Evite alimentos com alto teor de gordura e pratique exercícios.

 

Gostou da matéria? Você conhece alguém que já teve gordura no fígado? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero ter ajudado e até a próxima.

Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

One thought on “Gordura no fígado: que problemas traz? Conheça os sintomas

  • em
    Permalink

    Eu estou com gordura no fígado e muito preocupada com essa doença. Tenho 47 anos e não sinto nenhum sintoma.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.