Gordura no fígado: por que ocorre? Quais os problemas?
A gordura no fígado, muitas vezes passa despercebida por quem a tem, por não apresentar sintomas, no entanto ela vai se acumulando e só é percebida quando são feitos exames de rotina. Como é uma doença assintomática, muitas pessoas podem ter e não saber. Continue lendo o artigo e descubra mais sobre gordura no fígado.

Porque ocorre a gordura no fígado?
Como já foi dito a gordura no fígado não apresenta sintomas, porém é possível descobrir através de exames de rotina. O que causa a gordura no fígado são vários fatores que associados desencadeiam o problema, como o consumo exagerado de alimentos gordurosos, alimentos ricos e açúcar e a falta de atividades físicas, ou seja o sedentarismo. Pessoas acima do peso ou obesas tem maior probabilidade de apresentar gordura no fígado. Conhecida como esteatose hepática a gordura no fígado também pode aparecer decorrente de outros fatores, como:
– Hepatite C crônica;
– Jejum prolongado;
– Doença de Wilson, doença rara que se manifesta na infância;
– Resistência à insulina;
– Consumo excessivo de álcool;
– Diabetes tipo 2;
– Desnutrição causada pela falta de proteínas na alimentação;
– Colesterol ou triglicerídeos elevados.
Outros fatores que também podem desencadear gordura no fígado são pós operatório de cirurgia e ingestão de medicamentos como Estrogênios, Ciclesonida, Tamoxifeno, Betametasona, Amiodarona e Glicocorticoides, entre outros. Quando descoberta precocemente a gordura no fígado não oferece complicações, desde que tratada.

Problemas da Gordura no Fígado
A gordura no fígado pode apresentar complicações, caso não seja tratada, mas suas complicações são associadas a pessoas diabéticas, doenças imunes e pessoas obesas. O que ocorre é uma inflamação que vai progredindo no fígado levando o órgão a desenvolver cirrose hepática. Milhares de pessoas que desenvolvem esteatose hepática não sabem ou sabem e não fazem nenhum tipo de tratamento para controlar a doença o que ocorre em complicações futuras.

Sintomas da doença na fase aguda
Quando o indivíduo apresenta cirrose hepática por conta do excesso de gordura no fígado os sintomas decorrentes são:
– Fezes claras;
– Barriga inchada;
– Dor de cabeça;
– Enjoos;
– Cansaço;
– Olhos e pele amarelos.

Como evitar a Esteatose Hepática?
Para evitar a Esteatose hepática ou gordura no fígado é preciso que o indivíduo mude sua dieta passando a consumir muitas frutas e vegetais e evite o consumo de alimentos com muita gordura e açúcar e o mais importante é adquirir o hábito de fazer exercícios físicos todos os dias, ao menos 30 minutos.

Tratamento para Gordura no fígado
O tratamento para gordura no fígado ou esteatose hepática, quando detectada no início pode ser feito através de uma dieta, atividades físicas regulares, controle do diabetes, colesterol alto e hipertensão. Nesse caso a dieta deve ser rica em alimentos integrais, peixes, frutas, legumes, leite desnatado e derivados também desnatados, carnes brancas.