BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Gravidez na Menopausa

Muitas mulheres engravidam na menopausa, isso ocorre porque elas ficam sem menstruar por um determinado período e acham que não precisam mais se cuidar, tomar anticoncepcional, nem usar preservativos.

Esse é o erro mais comum para ocorrer a gravidez na menopausa, pois para a mulher estar na menopausa é preciso ficar 12 meses sem menstruar consecutivamente. Só depois desse período é que a mulher não vai mais engravidar.

Gravidez na Menopausa. Imagem: divulgação

Menopausa, Gravidez na Menopausa é Possível?

Não, a mulher não pode engravidar na menopausa, porque é nessa fase da vida que ela deixa de produzir os hormônios estrógeno e progesterona, que são os responsáveis pela ovulação, período fértil da mulher. Engravidar de forma natural nesse período é impossível. Mas o que pode ocorrer é que no tempo antes da menopausa o perimenopausa, que é quando a mulher ainda não completou o período sem menstruar para caracterizar a menopausa engravidar.

Nesse período podem ocorrer escapes de menstruação o que significa que ainda há óvulos e podem ser fecundados. Mas graças a tecnologia, hoje as mulheres podem engravidar na menopausa, através de tratamentos específicos feitos por especialistas no assunto, como a fertilização In Vitro. Hoje em dia é mais comum do que se pensa mulheres com mais de 50 anos engravidarem.

Gravidez na Menopausa Tem Risco?

Se a mulher for saudável, não for fumante, tem hábitos saudáveis, praticar atividades físicas. Mulheres saudáveis podem engravidar e ter as mesmas possibilidades que mulheres jovens.

Muitas mulheres já ouviram falar que quando engravidam e tem mais idade podem ter filhos com síndromes como (Down, Edwards e Patau), mas as pesquisas realizadas nos últimos 10 anos comprovaram o contrário. 

Veja mais: Sinais de Que a Menopausa Chegou!

Gravidez na Menopausa cuidados.

Quando a mulher engravida na menopausa é preciso estar ciente de que não é mais uma menina e é preciso se cuidar, mas nada que possa sair da rotina, apenas fazer o acompanhamento médio, pré-natal, ter boa alimentação, fazer atividades físicas de acordo com a sua condição, dormir bem, evitar bebidas alcoólicas, manter o cartão de vacinação em dia.


Tomar ácido fólico três meses antes de engravidar. Como a mulher na menopausa tem mais idade os riscos de ocorrer aborto são maiores, como ter que fazer um parto cesariana.

Todos esses cuidados devem ser observados pela mulher quando ela decide ter filhos na menopausa. Com a vida corrida do dia a dia e as mulheres estrem mais preocupadas em seu futuro a gravidez tem se tornado tardiamente. Procure o médico faça todos os exames e veja se pode engravidar na menopausa.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *