Graviola: conheça seus benefícios
A graviola é uma fruta levemente cítrica e cremosa, que faz parte da família das amoras a sua casca tem a cor verde-pálida com espinhas e a polpa é branca com sabor bem doce. Os estudos científicos comprovaram que o seu consumo traz muitos benéficos para a saúde. A fruta pode ser consumida na forma natural, sucos, sorvetes e ainda as suas folhas podem ser usadas como chá. É uma delícia de qualquer forma!

Quais são as propriedade da graviola?
A graviola possui em sua composição, cálcio, potássio, manganês, magnésio, vitaminas B1, B2, B6, ácido gama-amino butírico, ácido elágico, ácido esteárico, flavonoides, taninos, acetogenina, lactonas alcaloides isoquinolínicos, cumarias, procianidinas e fitosterois. Além de ser uma fruta com baixa caloria, rica em carboidratos, proteínas e fibras que dão aquela saciedade por mais tempo, ocasionando a perda de peso. A graviola também possui propriedade antioxidante ou ainda anti-idade, o que significa que o uso da fruta previne o envelhecimento precoce.

Quais são os benefícios da graviola?
A lista de benefícios da graviola é bem extensa, dentre elas podemos destacar:
-Protege contra o câncer, pois tem propriedade de proteção celular chamado de antimutagênico;
-É bom para quem tem pressão alta, pois possui propriedade vasodilatadora que relaxa os músculos;
-Desacelera o ritmo cardíaco, pois possui uma propriedade sedativa;
-Ajuda no tratamento de acnes, pois é antibacteriana e antifúngica;
-Auxilia no tratamento de artrite, dor nas articulações e inchaço, pois possui propriedades anti-inflamatórias;
-É um estimulante digestivo, emética, anticonvulsiva e ajuda no fortalecimento do funcionamento cardíaco;
-Diminui a absorção de açúcar no sangue, pois é rica em fibras;
-Reduz a ansiedade e a depressão, pois é rico em triptofano;
-Regula o sono, melhora o humor;
-Evita as infecções urinárias devido ao alto teor de água, fazendo com que a bexiga funcione corretamente;
-Protege o organismo contra a gonorreia, pois a fruta é antibacteriana;

Quem não pode consumir a graviola?
A fruta da graviola é contraindicada para ser consumida por pessoas que estejam com aftas, caxumba ou ferimentos na boca, pois ela é bem ácida. As gestantes devem evitar consumir a graviola, pois ela é altamente abortiva. Ainda deve tomar cuidado o indivíduo hipotensos, pois a fruta possui efeitos sedativos e tranquilizantes que podem aumentar a sensação de fraqueza.
Veja uma deliciosa receita de sorvete feita com a fruta da graviola:

Sorvete de graviola
Ingredientes: 1 lata de condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 400 g de polpa da graviola, 1 colher de raspa de limão.
Modo de preparo: coloque a polpa da fruta juntamente com o leite condensado no liquidificador bata até que misture bem posteriormente adicione o creme de leite e bata por mais alguns minutos e pronto retire do liquidificador e coloque num pote de plástico e coloque as plásticas de limão levando. Para finalizar leve ao congelador por aproximadamente 2 horas e bata novamente no liquidificar e leve novamente ao congelador por mais meia hora antes de servir. É muito nutritivo e fica uma delicia!