Hemorroida: como ocorre? Como evitar e tratar?

As hemorroidas afetam milhares de brasileiros por aí, muitas pessoas ainda não conhecem a doença, nem porque acontece ou como evitar. O fato é que ela existe e deve ser tratada para que não piore. Hemorroida são algumas veias inchadas, inflamadas ou doloridas que ficam na parte inferior do ânus. Elas podem ser internas ou externas. As internas acontecem dentro do ânus ou na parte inicial do reto e as externas acontecem na abertura anal.

Hemorroida: como ocorre? Como evitar e tratar? (Foto: Divulgação)
Hemorroida: como ocorre? Como evitar e tratar? (Foto: Divulgação)

O que causa Hemorroida?

Pode não parecer, mas as hemorroidas são bem comuns na vida de muitas pessoas. Elas costumam aparecer mais em mulheres que estão grávidas e também após o nascimento do bebê. Mas, é óbvio que qualquer pessoa pode ter essa doença.

A principal causa é o esforço durante as evacuações, mas, além disso, também existem outros fatores como: resfriado, diarreia crônica, infecções anais, dieta pobre em fibras e permanecer sentado por muito tempo.

Além das causas, também existem alguns fatores considerados de risco que são mais propensos ao aparecimento de hemorroida. Entre eles têm o avanço de idade, a obesidade, o histórico familiar e a prática de sexo anal.

Hemorroida: como ocorre? Como evitar e tratar? (Foto: Divulgação)
Hemorroida: como ocorre? Como evitar e tratar? (Foto: Divulgação)

Quais os sintomas da Hemorroida?

Os sintomas são bem fáceis de identificar, mas há um problema de acordo com a sua localização. Caso ela seja interna, você não irá sentir desconforto algum. Se elas forem externas, são bem dolorosas. Veja abaixo os sintomas mais comuns nesses casos:

– Dor anal quando estiver sentado;

– Sangue vermelho no papel higiênico, nas fezes ou no vaso;

– Dor ao evacuar;

– Inchaço na volta do ânus;

– Nódulos endurecidos próximos ao ânus;

Hemorroida: como ocorre? Como evitar e tratar? (Foto: Divulgação)
Hemorroida: como ocorre? Como evitar e tratar? (Foto: Divulgação)

Como tratar Hemorroida

Em alguns casos, o tratamento de hemorroida pode ser feito em casa, com alguns medicamentos caseiros ou de farmácias. Em outros casos, pode ser necessário o uso de outros métodos cirúrgicos. Os mais conhecidos são:

– Coagulação Infravermelha: não é um tratamento cirúrgico, costuma ser rápido e não traz problemas para o paciente. Apenas uma sonda é colocada acima da hemorroida e a luz infravermelha é aplicada. Isso faz com que as hemorroidas encolham.

– Injeção: essa injeção é feito nas veias inflamadas para diminui-las. Ele é simples e pode não ser tão eficiente quanto os outros métodos.

– Cirurgias: caso nenhum método acima dê certo, é necessária a realização de uma cirurgia. As cirurgias que podem ser realizadas é uma ligadura elástica ou hemorroidectomia.

Em casa você também pode adotar alguns métodos como: usar pomadas com corticoides, pomadas para hemorroidas, banhos de assento, loção feita da casca de hamamélis, etc.

Como prevenir Hemorroida

Prevenir é melhor do que tratar depois, não é mesmo? Existem algumas dicas que você pode seguir para evitar que tenha hemorroidas no futuro. Veja abaixo:

– Tenha uma dieta rica em fibras;

– Beba muito líquido, principalmente água;

– Se precisar, opte pelo uso de suplementos de fibras;

– Não segure a vontade de evacuar;

– Realize exercícios físicos;

– Não fique durante muito tempo sentado;

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.