Hérnia: o que é? Como ocorre? Como tratar?
A Hérnia é uma doença que pode afetar qualquer pessoa e possui diversos tipos. De um modo geral, a hérnia acontece quando ocorre um escape parcial ou total de um ou mais órgãos através de um orifício que esteja aberto por má formação ou enfraquecimento de algumas camadas de tecido que protegem os órgãos internos do abdômen. Os principais tipos de hérnia são a hérnia inguinal, hérnia epigástrica e hérnia umbilical.
Ainda podem surgir outros tipos de hérnia que não são tão comuns assim: hérnia de hiato, hérnia muscular, hérnia cerebral, hérnia de disco, hérnia incisional e hérnia diafragmática.

Como ocorre a Hérnia
Os especialistas não possuem apenas uma causa para o aparecimento da hérnia, sendo que algumas podem acabar surgindo se o indivíduo levantar muito peso durante um determinado tempo. Além disso, a hérnia pode estar presente no corpo desde o nascimento, mas pode ficar sem se manifestar por muitos e muitos anos.
Por mais impossível que pareça, a hérnia ainda pode aparecer em bebês e nas crianças. Isso geralmente acontece quando a membrana responsável por cobrir os órgãos do abdômen não se fecha adequadamente antes do nascimento.
Mesmo não tendo uma causa concreta para o aparecimento da hérnia, há alguns fatores de risco que devem ser levados em conta: tosse crônica, acima do peso, cigarro, má alimentação, esforço para urinar, levantamento de muito peso, esforço excessivo, entre outros.

Quais são os sintomas da Hérnia
Cada tipo de hérnia contém os seus próprios sintomas, mas alguns sinais são comuns em todos eles, como uma dor no local, vômitos, náuseas, presença de sangue no xixi e inchaço no local.
Para a hérnia de hiato, por exemplo, outros sintomas podem aparecer, como: azia, arrotos, dificuldade para engolir, fadiga e dor no peito. Outro exemplo é a hérnia de disco que pode se manifestar através de dor nos braços ou nas pernas, sensação de formigamento e sensação de fraqueza.

Tratamento para a Hérnia
O primeiro método que pode ser adotado para tratar uma hérnia é a cirurgia – único método que pode acabar permanentemente com a hérnia. Ela é muito feita por todo o mundo e os riscos de complicação são poucos, sendo que os maiores riscos surgem para aqueles com problemas mais graves. Essa cirurgia é muito indicada para as hérnias que causam dor ou que aumenta de tamanho.
Também tem a cirurgia laparoscópica, cujo principal benefício é uma câmera inserida através de cortes cirúrgicos garantindo uma recuperação mais rápida e com menos dor. Além disso, o médico ainda pode receitar alguns medicamentos para ajudar a aliviar a dor causada pela hérnia.
Como prevenir a Hérnia
Há alguns hábitos e dicas que podem ser seguidos para prevenir o aparecimento de qualquer hérnia em seu corpo. Entre elas, está a adoção de técnicas corretas para o levantamento de peso, uma dieta para pessoas cima de peso, ingerindo alimentos ricos em fibras, bebendo muita água, praticando exercícios regularmente e não prendendo a vontade de urinar.
Aqueles homens que estiverem se esforçando muito para urinar devem procurar o médico imediatamente para evitar possíveis complicações.