Hidrogel: conheça os perigos desse tratamento
Muito utilizado entre àqueles que desejam um corpo com aspecto malhado e livre das rugas, o hidrogel está se tornando um inimigo da estética. Conheça os perigos!
Está ficando cada vez mais comum as pessoas optarem por métodos mais rápidos para deixarem seus corpos tonificados e de acordo com a moda. Pessoas se esforçando nas academias para enrijecer os músculos ou deixar o bumbum durinho está ficando raro. Isso porque com o decorrer das inovações tecnológicas, principalmente no que se destina ao corpo, o esforço para cuidar do corpo está diminuindo e procedimentos “milagrosos” estão ocupando seus lugares. No entanto, processos que serviriam para nos ajudar estão sendo usados de forma banal e colocando em risco a saúde. Exemplo disso são os casos de abuso do uso do hidrogel, onde o uso em excesso provoca a morte. Saiba do que se trata e quais os perigos.
O que é hidrogel?
Hidrogel é o nome popular da poliacrilamida hidrogel, principio ativo da polimetilmetacrilato, conhecido pela sigla PMMA. O hidrogel recebe essa nomenclatura por se assemelhar à um gel com presença de muita água. Por ser uma substância sintética ela pode ser aplicada em diversas regiões do corpo, como bumbum, lábios, coxas e rosto no combate às rugas. Seu uso é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para preenchimento de pele. No entanto, ela não determina a quantidade que deve ser aplicada e é aí que mora o problema que falaremos mais a frente.
Como é aplicado?
O hidrogel é aplicado por meio agulha ou cânula e só quem está autorizado a fazer esse tipo de procedimento é um cirurgião plástico ou médico. Inclusive é ele quem decide qual produto será usado.
Quais os riscos de usar hidrogel?
Por mais que o hidrogel seja liberado pela Anvisa, ela não determina os níveis seguros que devem ser injetados no corpo e por ser uma substância sintética e definitiva ela apresenta diversos risco.

A primeira complicação pode aparecer um ano depois da aplicação do hidrogel. O local de aplicação começa ficar inchado e avermelhado, uma vez que o seu corpo desenvolve uma espécie de alergia e passa a rejeitar o hidrogel. Outro risco é o acumulo de bactérias no locais, associado à mais bactérias que podem ser inseridas junto com o hidrogel. Essas bactérias se desenvolvem e fazem seu corpo rejeitar a nova substância.
O hidrogel por ser uma aplicação permanente não existe maneiras de retirar o produto caso ocorra uma complicação. Por mais que as pessoas continuem usando, cada vez menos ela tem adeptos. Segundo especialistas as sequelas no corpo são permanentes e ocorre endurecimento da região. Para quem deseja realmente usar esses tipos de substâncias o indicado é optar pelo botox.
Antes de procurar qualquer tratamento estético busque orientação de vários especialistas, nunca confie em tudo que lê na internet. Os riscos de aplicar substâncias sintéticas no corpo são imensos e as vezes irreversíveis.
Gostou da matéria? Conhece alguém que já aplicou hidrogel? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Até a próxima.