Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar?

Hipoglicemia ou nível de açúcar baixo é o nome dado a um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue. Quando não é tratada, pode trazer consequências graves para o organismo.

Ela pode ou não afetar pessoas portadoras de diabetes e muitos a consideram um efeito colateral do tratamento. Mas não é apenas nesse caso que ela surge, há muitos outros fatores que a desencadeiam. Para esclarecer a dúvida de muitas pessoas: Hipoglicemia não é uma doença, mas um sinal de que há algo de errado em seu organismo.

Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Tipos de Hipoglicemia

Existem apenas dois tipos de Hipoglicemia, sendo um a Hipoglicemia de Jejum e a Hipoglicemia Pós-Prandial. Aprenda a diferenciá-las: a hipoglicemia de jejum acontece antes das refeições e a hipoglicemia pós-prandial depois das refeições. O tipo mais comum é o primeiro, mas nada descarta a hipótese do outro surgir.

Causas de Hipoglicemia

Há muitos fatores que podem contribuir para o aparecimento de hipoglicemia em seu organismo. Se a taxa de glicose de uma pessoa ficar acima de 126 mg/dL durante dois dias consecutivos, ela é diagnosticada com diabetes. Quando essas taxas estão abaixo de 45 mg/dL, a pessoa é diagnosticada com hipoglicemia. Mas há casos em que você pode ter os dois. Para controlar o problema, o paciente tem que tomar algumas doses de insulinas e quando elas são maiores do que o necessário, acaba acontecendo a hipoglicemia.

Mas também há outros fatores que podem influenciar no aparecimento de hipoglicemia: o uso de alguns medicamentos como os usados para diabetes ou para tratar malária, consumo excessivo de álcool, algumas doenças crônicas como problemas nos pâncreas e nos rins, e deficiências endócrinas.

Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Sintomas de Hipoglicemia

A hipoglicemia pode causar alguns sintomas que mostrem a irregularidade no corpo, como confusão mental, comportamento anormal e dificuldade em realizar tarefas simples. Alguns sintomas menos comuns são as convulsões, o coma e a perda de consciência.

Em alguns casos ainda podem surgir palpitações, tremores, suor frio e fome excessiva, mas como esses não são sintomas apenas de hipoglicemia, é boa uma consulta ao médico para ter certeza.

Como tratar ?

Há dois tipos de tratamentos necessários: inicial e imediato. O tratamento inicial depende dos sintomas apresentados pelo paciente. Os sinais mais comuns são tratados através da ingestão de açúcar. Em caso de sinais mais graves, o ideal são injeções de glucagon ou de glicose intravenosa, junto com mudanças na dieta.

Se a hipoglicemia for causada por algum medicamento, o médico pode sugerir outro medicamento para suprir a necessidade. Já se a causa for um tumor no pâncreas, o único tratamento é uma intervenção cirúrgica.

Como prevenir ?

A hipoglicemia também pode surgir do fato de ficarem muitas horas sem se alimentar, para evitar isso tome sucos, coma chocolates e não fique sem comer mais de 3 horas. Para evitar a  de último tipo, a recomendação é trocar os alimentos ricos em glicose por alimentos com carboidratos de baixa carga glicêmicos e ricos em fibras.

Importante

Procure sempre seu médico ao sentir qualquer dos sintomas apresentados.A prevenção é sempre o melhor remédio e tratamento. Nosso site não se responsabiliza pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público.

Deixe nos comentários se tiver alguma sugestão de artigo ok?

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.