Hipotireoidismo: por que ocorre? como evitar
O hipotireoidismo é um problema causado na glândula da tireoide, diminuindo drasticamente a produção de hormônios no organismo o que causara vários danos à saúde do paciente, pois ocorre uma redução geral das funções neuronais, metabólicas, cardiocirculatórias e digestivas.

O que é o hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é um problema de saúde na qual a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo. Mas o que é a glândula da tireoide? É um órgão do sistema endócrino que esta localizado na região anterior do pescoço ao redor da traqueia, sendo responsável pela produção de 2 hormônios: a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Estes hormônios controlam cada célula do corpo o chamado metabolismo.
Quais os sintomas do hipotireoidismo?
Os sintomas do hipotireoidismo costumam variar dependendo da pessoa e da gravidade do caso da doença, os sintomas mais comuns são: Prisão de ventre, fadiga, ganho inexplicável de peso, inchaço no rosto, rouquidão, colesterol alto, fraqueza muscular, queda de cabelo, sensibilidade ao frio, depressão e pele ressecada.

Por que ocorre o hipotireoidismo?
A causa mais comum do hipotireoidismo apresentada na maioria dos casos é a condição chamada de tireoide de Hashimoto, caracterizando por não reconhecer a glândula tireoide como parte do próprio organismo. Geralmente ocorre em mulheres depois dos 40 anos.
Outro motivo em se ter problemas com a tireoide é congênito, ou seja, a criança já nasce com esta condição ou desenvolve durante o período neonatal, logo após o seu nascimento. Seria uma má formação da glândula tireoide durante a gestação.
Embora qualquer um possa desenvolver a doença, alguns fatores contribuem como: Ser mulher, ter histórico familiar e estar grávida ou ter dado a luz nos últimos seis meses.

Como evitar o hipotireoidismo?
O hipotireoidismo não tem uma receita pronta que possa ser indicada para prevenir a doença, o que se pode fazer são exames de rotina para verificar o funcionamento da tireoide evitando assim que se agrave o problema. O médico
deve ser consultado, pois existem remédios ajudam no controle da doença e em casos mais graves a cirurgia também é indicada.

Qual o tratamento do hipotireoidismo?
O tratamento inclui o uso diário de uma versão sintética do hormônio tetraiodotironina (T4): a Levotiroxina. Este medicamento deve ser indicado por um medico especialista que precisa ter o contato com o paciente para avaliar a gravidade do problema para receitar o tratamento correto para cada caso.
Siga sempre as orientações do seu médico seguindo a dosagem indicada e o tempo de tratamento, que para o caso de hipotireoidismo geralmente o uso do remédio é para o resto da vida.
A medicação sendo tomada corretamente pode reduzir gradualmente os níveis de colesterol e ajuda a reverter o ganho de peso do paciente, causado pela doença.
O hipotireoidismo pode causar câncer?
A redução da produção do hormônio TSH pela hipófise, a glândula-mãe do sistema endócrino é uma das mais raras causas do hipotireoidismo. São os chamados de hipotireoidismo central, ou seja, tumores na hipófise, lesões cerebrais e doenças autoimunes da hipófise.