BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Hipotireoidismo tem cura? Sintomas, causas!

O hipotireoidismo é um problema em que a glândula da tireoide não produz hormônios tireoidianos na quantidade suficiente. É um problema que atinge principalmente as mulheres, principalmente aquelas com uma idade mais avançada. A seguir, descubra se possui cura e veja quais são os principais sintomas e causas.

Hipotireoidismo o que é?

A glândula da tireoide que se encontra na região anterior do pescoço é responsável pela produção dos hormônios triodotironina e tetraiodotironina, responsáveis pelo controle de gasto de energia de cada célula do nosso corpo.

Hipotireoidismo
Hipotireoidismo. Imagem:divulgação

A doença pode acometer crianças e, se não for devidamente tratado, pode causar retardo mental e atrasar o crescimento. Se for diagnosticado em pessoas adultas, a doença pode causar depressão generalizada das funções orgânicas.

Hipotireoidismo sintomas

Os sintomas da doença tendem a variar bastante de uma pessoa para outra e de acordo com a gravidade. Em grande parte dos casos os sintomas se desenvolvem lentamente e podem ir evoluindo por muitos anos. A primeira fase da doença conta com pequenos sintomas que não tornam possível identificar que é o hipotireoidismo, no entanto, ao passar do tempo, o metabolismo sofrerá alterações cada vez maiores, levando os sintomas a surgirem com mais força.

Nessa fase, os sintomas podem ser: colesterol alto, sensibilidade ao frio, ciclos menstruais anormais, fadiga, prisão de ventre, inchaço no rosto, cabelos e unhas quebradiços, dores e rigidez musculares, pele ressecada, perda de peso, rouquidão, queda de cabelo, fraqueza muscular, batimentos cardíacos mais lentos, problemas de memória, entre outros.

Hipotireoidismo causas

O hipotireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão muito baixos, podendo ficar assim por um período curto ou longo, dando origem ao hipotireoidismo agudo ou crônico, respectivamente.

Hipotireoidismo
Hipotireoidismo. Imagem:divulação

A produção desses dois hormônios é comandada pelo hormônio TSH que acaba subindo quando falta T3 e T4 no sangue, com o intuito de normalizar os níveis destes hormônios.

Hipotireoidismo tem cura?

O hipotireoidismo não tem cura e possui um tratamento padrão, cujo intuito é evitar os sintomas, repor os hormônios que estão faltando e assim permitir que o paciente leve uma vida normal. Durante o tratamento, o paciente precisa fazer uso diário de uma versão sintética do hormônio T4 via oral, pois dessa forma o corpo receberá a quantidade ideal que necessita do hormônio, o que ajudará a rever todos os sinais da doença.


Os primeiros resultados tendem a surgir em duas semanas após o início do tratamento. O uso do medicamento ajuda a diminuir os níveis de colesterol, assim como o ganho de peso.

Hipotireoidismo subclínico

Esse é um tipo de hipotireoidismo e tende a surgir antes da doença em si. É quando a sua tireoide está doente, mas ainda produz os hormônios tireoidianos desde que seja estimulada por níveis altos de TSH.

Hipotireoidismo
Hipotireoidismo. Imagem: divulgação

Hipotireoidismo engorda

Sim, um dos sintomas do hipotireoidismo é o ganho de peso, assim como a perda de peso. Qual dos dois acontecerá, dependerá de cada pessoa. Como mencionamos, o uso gradual da versão sintética do hormônio pode ajudar a diminuir o ganho de peso.

Hipotireoidismo na gravidez

Durante uma gestação as mulheres também podem desenvolver o hipotireoidismo, se não houver o tratamento adequado, há grandes chances de um parto prematuro. Além disso, a doença pode afetar o desenvolvimento do bebê. É importante ter acompanhamento médico.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *