HPV: como ocorre? Como evitar?
O HPV atingiu muita gente nos últimos anos e tem sido um assunto muito comentado na sociedade. Muita gente contraiu a doença por não se prevenir e hoje sofre com os sintomas. O HPV também pode ser chamado de verruga genital, crista de galo ou cavalo de crista. É uma doença sexualmente transmissível e já são mais de 100 tipos de HPV. Muitos desses tipos causam câncer no colo do útero e no ânus.
Mesmo com tantos alertas e com perigos a vista, a transmissão já está sendo considerada comum, já que poucos casos resultam em câncer.

Causas do HPV
A principal causa do HPV e também a principal forma de transmissão é um contato sexual. Usar camisinha durante a relação sexual protege contra a doença, mas não totalmente. Isso porque a transmissão pode ocorrer pelo contato pele a pele com as áreas afetadas e também por lesões próximas aos genitais. Mas isso não significa que a camisinha não é útil, muito pelo contrário. Ela impede que você pegue o vírus do HPV, além de lhe proteger de diversas outras doenças sexualmente transmissíveis.
Lembre-se que a pessoa infectada não precisa apresentar os sintomas para que o contágio aconteça, o contágio pode acontecer já com a verruga visível no corpo.
Sintomas de HPV
O HPV geralmente gera verrugas de diversos tamanhos nas áreas afetadas. No caso dos homens, é mais comum a aparição da verruga na cabeça do pênis e no ânus. Nas mulheres, geralmente aparece na vagina, vulva, região do ânus e, ainda, no colo do útero.
Algumas lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta e não é necessária a aparição dos sintomas para estar infectado.

Prevenção do HPV
Hoje em dia já existem vacinas contra o HPV. No mercado há dois tipos de vacinas para o câncer de colo e de útero, são elas: vacina bivalente e vacina quadrivalente. A vacina bivalente protege contra 2 dois tipos de HPV, enquanto a quadrivalente protege contra 4 tipos. Outra forma de se proteger e tentar prevenir o contágio são o uso de camisinha.
Vale ressaltar que mesmo com todos esses cuidados, as mulheres devem procurar um ginecologista regularmente para passar por exames e verificar sua saúde.

Tratamento de HPV
Se você sentir algum sintoma de HPV ou se já se relacionou com alguém infectado, procure já um médico para que ele possa lhe examinar, dar o diagnóstico e lhe passar o tratamento. Efurix e Ixium são um dos medicamentos mais usados em pessoas infectadas com HPV, mas somente o médico pode indicar qual o ideal para o seu caso. Além disso, o médico irá lhe informar a duração do seu tratamento e outras recomendações que você deve seguir. Tome a quantidade recomendada pelo médico, se tomar mais ou menos do que o indicado e sentir sintomas estranhos, procure seu médico imediatamente. É importante se prevenir para não contrair a doença, pois uma vez instalada no organismo o controle é muito difícil. A prevenção ainda é a melhor escolha.
Procure sempre seu médico e se cuide ok?
Já falamos aqui também sobre o herpes, sugiro que leia o artigo também.