IMC: do que se trata? Como calcular?
Entenda aqui do que se trata o IMC, como calcular o seu e quais os níveis seguros para saúde
O IMC, também conhecido como Índice de Massa Corporal foi adotado pela Organização Mundial da Saúde para relatar quantas pessoas estão acima do peso e também aquelas com obesidade. O cálculo do IMC pode ser feito de maneira muito fácil e rápida, apenas com as informações sobre seu peso e sua altura.

IMC: no que ele ajuda?
Calculando o nosso índice de massa corporal, nós podemos saber se estamos abaixo do peso, no peso adequado, sobrepeso ou ainda com obesidade. O método realmente funciona e é usado por diversos especialistas da área da saúde. Segundo estudos, quanto maior for o seu IMC, as chances de você morrer precocemente também aumentam.
O IMC é um método para identificar a carência de peso ou o excesso dele e pode ser usado a partir dos 2 anos de idade. Mesmo sendo altamente eficaz, ele pode falhar em caso de atletas e fisiculturistas, subestimando a quantidade de gordura devido a grandes quantidades de massa muscular.
Não é recomendado o uso do cálculo do IMC em mulheres grávidas, pois elas possuem o peso do bebê e uma grande quantidade de líquido.

Como calcular seu IMC?
Para calcular o seu Índice de Massa Corporal você vai precisar saber o seu peso e a sua altura. O cálculo será o seguinte: o seu peso em quilos dividido pela sua altura ao quadrado. Veja a seguir o exemplo:
Peso: 60 kg
Altura: 1,70
60 / 1,7² = 60 / 2,89 = 20,76 kg/m²
O resultado é o seu índice e para saber se ele está adequado é necessário que você tenha conhecimento sobre a tabela do IMC. Se achar muito difícil, pode procurar uma calculadora de IMC na internet, há varias disponíveis.
Conheça a tabela
A tabela do IMC serve para você identificar se está abaixo do peso ou se precisa emagrecer. Ela é bem simples, basta fazer o cálculo e consultar.
Se o resultado der abaixo de 17, você está muito abaixo do peso; se der entre 17 e 18,49 você está abaixo do peso; entre 18,5 e 24,99 o seu peso está normal; entre 25 e 29,99 você está acima do peso; entre 30 e 34,99 você está com obesidade; entre 35 e 39,99 você está com obesidade severa e, por último, acima de 40 você está com obesidade mórbida.

Os valores são para todos?
Nos casos dos idosos e das crianças, os valores devem ser interpretados de maneira diferente. O cálculo deve ser feito da mesma maneira, mas você precisa consultar outra tabela para saber o que significa. Isso muda porque os idosos têm menos massa muscular do que o restante.
Para mulheres acima de 65 anos, a tabela é a seguinte:
Resultado abaixo de 21,9: abaixo do peso; entre 22 e 27: peso normal; entre 27,1 e 32: sobrepeso; entre 32,1 e 37: obesidade no primeiro grau; entre 37,1 e 41,9: obesidade no segundo grau; resultado maior que 42: obesidade mórbida.
Para homens acima de 65 anos, a tabela é a seguinte:
Resultado abaixo de 21,9: abaixo do peso; entre 22 e 27: peso normal; entre 27,1 e 30: sobrepeso; entre 30,1 e 35: obesidade no primeiro grau; entre 35,1 e 39,9: obesidade no segundo grau; resultado maior que 40: obesidade mórbida.
No caso de crianças, considere os seguintes valores:
Resultado do IMC abaixo do percentil 10: abaixo do peso;
IMC entre o percentil 15 e 85: peso normal;
IMC entre o percentil 85 e 95: sobrepeso;
IMC acima de 95: obesidade.
Conclusão
Gostaram das dicas?
Lembrando que sempre é bom consultar seu médico quando se fala sobre imc e outras particularidades da saúde. Para quem quer perder peso com saúde ja falamos sobre o fitburn, que pode te ajudar e muito nisso
Dúvidas e sugestões de artigos, usem os comentários!