Infarto: fique atento aos sintomas!

O Infarto ou ataque cardíaco é um bloqueio do fluxo de sangue para o músculo do coração o que ocasiona a insuficiência de oxigênio para o órgão. Os danos podem ser irreversíveis ocasionando a morte do indivíduo se não for atendido a tempo pelo médico. Existem alguns sinais de alerta que o corpo dá antes de acontecer o pior e estes são um pouco diferentes para as mulheres e homens. Todo o cuidado é pouco, quando algum sintoma aparecer, o médico deve ser imediatamente procurado.

Infarto: fique atento aos sintomas! (Foto: Divulgação)

Como prevenir um Infarto?

Algumas mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção do infarto como: Evitar a bebida alcoólica, parar de fumar, praticar algum esporte, evitar o sobrepeso, ter uma alimentação saudável rico em frutas e verduras, fazer exames periodicamente entre outros.

Infarto: fique atento aos sintomas! (Foto: Divulgação)

Quais os fatores de risco para ter um Infarto?

Dentre os fatores que podem colaborar para que o indivíduo tenha um infarto esta: depressão, diabetes descontrolado, estresse, alcoolismo, hipertensão, histórico familiar, uso de drogas ilícitas, tabagismo, obesidade, sedentarismo, uso de alguns medicamentos, idade homens acima dos 45 e mulheres de 55 anos.

Infarto: fique atento aos sintomas! (Foto: Divulgação)

Veja a seguir alguns dos sintomas mais comuns entre as mulheres

-Suor repentino: Este tipo de suor repentino sempre é mais comum quando está acompanhado de estresse.

-Fadiga: Algumas mulheres podem apresentar um cansaço fora do normal, o que sempre deve ser investigado, pois não é normal se sentir desta maneira.

-Dor de estomago: Algumas mulheres podem sentir uma forte dor de estomago antes de enfartar, por isto vale a pena sempre identificar de onde esta surgindo à dor.

-Dor no peito: A dor no peito é um dos sintomas mais conhecidos, mas o que muita gente não sabe que ela pode ser em qualquer região do peito, não somente do lado esquerdo como alguns a reconhecem.

-Tonturas, falta de ar e náuseas: Estes 3 sintomas podem ocorrer simultaneamente, de uma hora para outra sem uma causa aparente.

-Dores no pescoço: Para as mulheres a dor no braço esquerdo pode ser mais raro, o que pode acontecer no seu lugar são as dores no pescoço e na mandíbula de uma hora para a outra.

Infarto: fique atento aos sintomas! (Foto: Divulgação)

Veja a seguir alguns sintomas nos homens

Dores nos braços: A dor no peito é tanta que se espalha rapidamente para os braços, cotovelos, ombros, mandíbula, pescoço e abdômen.

-Dor torácica: Este geralmente é um dos sintomas mais comuns entre os homens, à dor começa no centro do peito e vai ao sentido direita-esquerda, em direção ao coração, com uma sensação de peso no peito.

-Tosse: Quando a tosse persistir por muito tempo, este pode ser o anuncio de um infarto, por causa da acumulação dos fluidos nos pulmões.

-Fadiga: A sensação de um cansaço fora do normal, pode ser um indicativo de infarto.

-Ânsia: O infarto pode ocasionar Ânsia e taquicardia.

-Inchaço: O inchaço nos pés, pernas, tornozelos e o aumento súbito de peso pode ser outro indicio de que alguma anda errado.

-Insônia: Este sintoma pode aparecer muito tempo antes do infarto, a ansiedade e agitação são alguns dos fatores causadores da insônia.

Procure sempre seu médico ao sentir qualquer desses sintomas

Não deixe para amanhã, pode ser tarde demais!

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.