BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Infecção urinária – por que ocorre? Qual o tratamento?

Está indo ao banheiro com mais frequência que o normal? Atenção, isso pode ser sinal de infecção urinária. Saiba porque isso ocorre e qual o tratamento mais eficaz

Quantas vezes você já sentiu ardência na hora de urinar? Para muitas pessoas isso pode passar despercebido ou até mesmo algumas esperam que esse incômodo passe naturalmente. Mas não é bem assim. Ardência ao urinar é um dos sintomas da infecção urinária, causada por uma bactéria que se instala (no melhor dos casos) na nossa bexiga. Muito comum entre as mulheres, porém sem excluir os homens da lista de possíveis infectados, a infecção urinária está cada vez mais comum e frequente. Sabe por quê? Simplesmente por falta de cuidados básicos no seu dia a dia que poderia evitar todo esse transtorno. E como o corpo & estética está aqui para te ajudar vamos explicar tudo sobre infecção urinária, como ocorre, o melhor tratamento e é claro como se prevenir.

O que é infecção urinária?

A infecção urinária ocorre quando a bactéria ataca seu trato urinário. Quando a bactéria se aloja na bexiga, a infecção é chamada de cistite e quando afeta os rins é chamada de pielonefrite. No entanto a mais comum é a cistite (bexiga).

Como ocorre?

infecção urinaria

Aí você me pergunta: de onde veio essa tal bactéria? Muitos lugares. Confira as principais causas da infecção urinária:

Relação sexual: A infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível, mas é muito comum que na uretra masculina (região do pênis) esteja repleta de bactérias, e pra onde elas vão? Não preciso responder. Rs O sexo anal seguido de penetração na vagina também é um grande causador da infecção urinária, pois irá levar as bactérias do anus diretamente para seu útero.

Fazer xixi na rua: Parece bobo, mas acontece muito. Ao urinar em locais públicos e desconhecidos as chances de algo entrar em contato com sua área íntima é muito alta.

Na hora de fazer o número 2: Depois do serviço feito você já reparou como limpa seu bumbum? Esse gesto simples pode fazer uma grande diferença. Algumas pessoas limpam no sentido “ânus – vagina”, ou seja, milhões de bactérias são levadas para lá. Sendo que o certo é vagina – ânus.

Entre outras coisas que podem causar a infecção urinária estão: prisão de ventre, pouca ingestão de líquido e prender por muito tempo a urina na bexiga.

Sabe por que é mais comum entre as mulheres?

Por um motivo bem simples. O ânus feminino está mais próximo da vagina, ou seja, da nossa uretra (canal por onde sai a urina e por onde as bactérias “entram”). Então as chances das bactérias chegarem até lá é muito maior em comparação à dos homens.

Sintomas

Na maioria dos casos os sintomas são bem parecidos. Quando a bactéria está na bexiga (cistite) os sintomas são: ardência para urinar, aumento de frequência no banheiro, urina em pouca quantidade, e dificuldade em iniciar o “xixi. Já quando a bactéria se aloja no rim, aí os sintomas são mais intensos e o caso se agrava. É comum nesses casos que haja febre, vômitos e dores nas costas.


Diagnostico e tratamento

Depois de observado todos esses sintomas você deve procurar um médico e a confirmação da infecção será através de um exame da urina. O tratamento nos casos mais simples será através de antibióticos, que serão recomendados de acordo com seus resultados. Já em casos mais graves acontece de o tratamento ser administrado diretamente na veia.

Prevenção

Mas o melhor mesmo é evitarmos tudo isso, não é mesmo? Então bebe bastante água para ir sempre ao banheiro e não dar a oportunidade das bactérias se proliferarem. Não fique com roupas molhadas (biquínis) por muito tempo. Não deixe a região íntima abafada ou com falta de cuidados. Use camisinha nas relações sexuais. Não prenda o xixi por muito tempo. E tenha sempre uma boa alimentação para seu sistema imunológico ficar em dia.

 

Nossa saúde não tem preço, então vale a pena todo dia tirarmos um tempinho para cuidar do nosso corpo e preservar o bem mais valioso que temos. Algumas mudanças diárias na sua rotina já farão toda diferença para um futuro mais saudável e próspero.

Gostou da matéria? Você já teve infecção urinária? Conte pra gente sua experiência ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Até a próxima.

Recomendados para você:

Sobre Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *