BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Intoxicação Alimentar sintomas, como tratar, o que tomar

A intoxicação alimentar é um problema que surge quando ingerimos alimentos que contenham substâncias prejudiciais ao nosso organismo. Também pode ser chamado de gastroenterocolite aguda.

É um problema não muito difícil de identificar, mas é essencial saber seus sintomas para que você possa buscar ajuda médica logo no início. Veja a seguir o que é intoxicação alimentar, conheça os seus sintomas e como tratar.

Intoxicação Alimentar o que é

A intoxicação alimentar surge quando você ingere algum alimento que contenha substâncias prejudiciais ao seu organismo, como bactérias, vírus e parasitas. Geralmente a intoxicação alimentar é causada por bactérias, vírus Rotavírus, fungos, produtos químicos e ainda por componentes tóxicos encontrados em alguns vegetais.

Intoxicação Alimentar
Intoxicação Alimentar. Imagem:divulgação

Essas substâncias que causam a intoxicação podem ser encontradas principalmente nas carnes cruas, ovos e frangos, mas podem acabar se espalhando para todos os demais alimentos e até mesmo para a água. As pessoas com o problema ingerem alimentos que ficaram ao ar livre por muito tempo. Ela também pode ocorrer quando você deixa de lavar as mãos antes de tocar na comida. O melhor é que dependendo do caso, a intoxicação alimentar pode ir embora sozinha.

Intoxicação Alimentar sintomas

A intoxicação alimentar possui alguns sintomas comuns que atingem grande parte das pessoas com o problema. Os principais sintomas são: diarreia, febre, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas, mal-estar, desidratação e até mesmo perda de peso, dificuldade para falar e engolir, visão dupla, manchas vermelhas na pele entre outros. Os sintomas podem surgir logo após a ingestão dos alimentos contaminados ou somente semanas depois e tendem a durar por 10 dias.

Intoxicação Alimentar como tratar

O tratamento da intoxicação alimentar sempre dependerá do que causou o problema, assim como da gravidade. A grande maioria dos casos consegue se resolver em poucos dias sem nenhum tipo de tratamento, no entanto, há casos que duram uma semana ou mais e pede tratamento.

Intoxicação Alimentar
Intoxicação Alimentar. Imagem:divulgação

O tratamento geralmente consiste em repor todos os líquidos perdidos com o vômito e a diarreia por via intravenosa, o que só pode ser feito no hospital. Quando o paciente possuir uma intoxicação alimentar causada por bactérias, são receitados antibióticos.

Intoxicação Alimentar o que tomar?

Você nunca deve se medicar sozinho. Caso você precise ingerir antibiótico, os principais recomendados pelos médicos são os seguintes: Doxicilina, Ciprofloxacino, Amicacina, Cefalotina e Cipro.


Intoxicação Alimentar em bebe

Os bebês também podem desenvolver intoxicação alimentar e os principais sintomas que apresentam são diarreia e vômitos.

Intoxicação Alimentar
Intoxicação Alimentar. Imagem:divulgação

Geralmente a criança tende a demonstrar os sintomas logo após a ingestão de algum alimento intoxicado, por isso fique sempre atento. Além disso, caso a criança ingira a mesma comida várias vezes e sempre apresente o mesmo quadro de sintomas, ela pode estar com intoxicação alimentar.

Intoxicação Alimentar em cachorro

Os cães, se ingerirem alimentos muito gordurosos ou até mesmo alimentos normais de humanos, podem sofrer com a intoxicação alimentar. Os chocolates são os principais causadores de intoxicação alimentar nos cães. Eles tendem a apresentar vômitos e diarreias, dor abdominal e apatia também estão incluídos. Os sintomas podem ficar graves e o animal pode até perder o apetite.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *