Jogar basquete emagrece? Saiba aqui!
Com a proximidade do verão um pensamento vem a nossa mente, preciso emagrecer! Durante o inverno relaxamos, comemos mais, e geralmente as comidas são altamente calóricas, não praticamos atividade física. Por passarmos a maior parte do tempo cobertos com nossas roupas quentinhas, demoramos a perceber os quilinhos a mais. Por isso a importâncias de nos pesarmos com frequência.
Se você foi uma dessas pessoas que aproveitou o inverno, agora é hora de correr atrás do prejuízo.

Dieta é fundamental
Seguir uma dieta é fundamental, os princípios partem da alimentação. Não adianta ficarmos 3 horas na academia e comermos a mesma quantidade de calorias que gastamos. Desta forma apenas manteremos o peso. Não subestime as calorias dos alimentos. Muitas vezes determinado alimento tem poucas calorias mas é rico em gordura e carboidratos. Fique sempre atento aos rótulos.
Prática de esportes para emagrecer
Será bem mais difícil engordarmos durante o inverno se não pararmos de nos exercitar. Por isso o ideal é praticarmos uma atividade física que nos de prazer. Partindo das respostas, podemos procurar o esporte considerado para nós, o ideal. Hoje saberemos se o basquete ajuda no processo de emagrecimento. Quem sabe você não seja a mais nova adepta desse esporte.

Basquete ajuda a emagrecer?
O basquete é uma atividade de alta intensidade, mas para ele ter uma gasto calórico considerável, dependerá da duração e frequência do jogo. A queima calórica durante o jogo ou treino de alta intensidade chega a 9 calorias por minuto, equivalente a 540 calorias por hora. O basquetebol ajuda a aumentar oxigênio que pode ser encontrado no corpo, contribuindo no desempenho da função pulmonar e cardíaca.Praticar basquete é muito melhor do que apelar para termogenicos para emagrecer por exemplo.
Vejamos alguns pontos negativos sobre o basquete.
Por ser um exercício de alto impacto, devemos atentar para possíveis lesões. As movimentações e situações de jogo podem causar lesões nas articulações a longo prazo ou em movimentos incorretos.
O ideal é que você tenha o acompanhamento de um treinador, ele orientará qual a maneira correta de executar os movimentos dentro da quadra.
Mas calma, a maioria das lesões podem ser tratadas, e depois de recuperado o atleta pode voltar a jogar normalmente. Por causa da repetição de movimentos ao correr, pular, desviar e abaixar, a entorse no tornozelo é a lesão mais comum no basquete.
A altura também é outro fator negativo. O basquete favorece os jogadores mais altos. Isso não significa que se você for baixo não poderá praticar esta atividade, apenas encontrará um pouco de dificuldade. Mas lembre-se você está jogando basquete para que ele contribua no processo de emagrecimento e não de forma competitiva.

Algumas recomendações
Ao praticar esta atividade utilize um tênis apropriado com um bom amortecedor, desta forma o impacto dos saltos será amortecido. Recomenda-se que a corrida seja aliada ao basquete, isso melhorará nosso desempenho em quadra. A corrida aumenta nosso condicionamento físico.
Alongue-se antes e depois do jogo.
Utilizar equipamentos adequados para a modalidade, realizar os movimentos de maneira correta, fará com o que o risco de lesões diminua consideravelmente.
Gostaram das dicas pessoal?
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!
Muito boas as dicas, estou jogando faz pouco tempo e já percebo os resultados em meu corpo