Lentes de contato dental: O BOOM DA ODONTOLOGIA ESTÉTICA
Da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, ao multifacetado George Clooney; da modelo Gisele Bündchen ao ator Rodrigo Lombardi – as lentes de contato dental conquistaram a todos que desejam um sorriso em harmonia com a estética e saúde. Mas como funciona o método?
Não é de hoje que a obsessão por um sorriso perfeito toma conta do planeta. Buscando corresponder a tal expectativa, a odontologia estética não para de evoluir. Exemplo disso são as famosas e tão comentadas lentes de contatos dentais “Trata-se de estruturas de cerâmica ultrafinas que possibilitam um tratamento altamente estético e minimamente invasivo, com mínimo ou nenhum desgaste dentário”, explica a cirurgiã dentista Tatiana Beltrami* – especialista em Dentística Restauradora e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).
– As Lentes têm entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, enquanto as facetas normais têm pelo menos 1 mm, necessitando de desgaste dental significativo. São cimentadas dente por dente, através de um cimento especial, complementa a especialista.
Quais são as principais vantagens?
“As lentes corrigem desde o tamanho, cor e formato dos dentes até pequenas fraturas e diastemas, se tornando a opção número um para quem quer ter o sorriso perfeito. Trata-se de uma estrutura definitiva, que raramente cai, e requer uma manutenção simples, como a correta escovação diária e as limpezas periódicas de rotina em consultório odontológico”, destaca a cirurgiã dentista.
– A principal vantagem desse método é o fato de ele ser ultra – conservador, evitando o desgaste do esmalte natural da pessoa ou, em alguns casos, o mínimo possível – ao contrário do que fazem as facetas de resinas (muito utilizadas no passado, porém usadas – em menor grau – até os dias de hoje)!
Lentes de contato dental versus demais procedimentos
Resistência às manchas e estabilidade de cor. As lentes de contato dental não se desgastam e são mais fáceis de serem higienizadas, quando comparadas às restaurações de resina composta. Aliás, esse é um dos benefícios das porcelanas: elas são a versão mais similar ao dente natural que a tecnologia já conseguiu criar nesse segmento.
Durabilidade
Estudos mostram que o sucesso das lentes de contato dental é de 98,8% nos primeiros seis anos, 93% em onze anos e 91% em até treze anos, mas isso vai depender dos cuidados que a pessoa terá com o material. Má higiene bucal, fumar, ingerir bebidas e alimentos com alto grau de pigmentação ou acidez com frequência são hábitos que podem diminuir a vida útil das lentes de contato dental.
Resistência
Com a introdução de materiais reforçados e a evolução da técnica de cimentação e colagem, a porcelana acaba sendo bem resistente às forças mecânicas e mastigação. Tanto que é o material mais procurado pelas celebridades. As lentes de contato dental ficaram bastante famosas e se tornaram o método mais pedido e o mais usado pelas celebridades aqui do Brasil e de Hollywood.
(*) Tatiana Beltrami, também, é delegada do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) – Região de Porto Alegre e Metropolitana – e presidente da Comissão de Eventos da Autarquia.
Fonte: Fábio Saltiél – Jornalista (Mtb.: 14.504)