Lentes de Contato: Benefícios, Tipos e Valores

As lentes de contato são uma forma de beneficiar as pessoas com problemas de visão, entretanto nem todos conhecem todas suas vertentes e sabem como cuidar exatamente para que durem por bastante tempo e continuem ajudando quem necessita. As lentes de contato são um tipo de equipamento médico que não servem apenas para melhorias estéticas: elas podem ser usadas por várias pessoas como substitutas dos óculos, mas é preciso saber escolher o tipo de lente ideal para o seu caso. A seguir, aprenda mais sobre as lentes e conheça os seus tipos.

Lentes de Contato

As lentes de contato servem para melhorar a visão da pessoa, assim como os óculos. As primeiras lentes de contato usadas no Brasil foi entre 1970 e 1980 e eram bem rígidas, feitas de acrílico. Por esse motivo, tais lentes eram bem desconfortáveis de serem usadas, além de serem caras. Com o passar dos anos isso mudou e já encontramos lentes bem confortáveis e acessíveis, tendo casos de pacientes que nem se lembram de estar usando algo.

Lentes de Contato
Lentes de Contato. Imagem: divulgação

Ainda que os modelos de hoje em dia sejam mais confortáveis, ainda existem as lentes rígidas e elas são as mais indicadas. Entretanto, não há com o que se preocupar: esse modelo já evoluiu bastante e não tende a trazer nenhum desconforto.

Benefícios Lente de Contato

Usar lentes de contato pode ser bastante benéfico, sabia? Por exemplo, elas promovem mais conforto do que os óculos, que podem causar marcas no rosto. As lentes de contato hoje em dia são fabricadas com um tipo de material que as tornam mais confortáveis para serem usadas durante o dia inteiro.

Além disso, outro grande benefício das lentes de contato é que elas promovem um maior campo de visão, evitando ainda a perda de percepção nas laterais dos olhos. Esse tipo de visão é bastante necessário para motoristas, ciclistas e para quem dirige de modo geral, por isso as lentes são mais recomendadas. Quem precisa usar capacete na hora de dirigir pode novamente se beneficiar com as lentes, afinal o óculos precisa ser retirado ou fica torto com a colocação do equipamento.

Veja mais:

Catarata: fique atento aos sintomas!

Miopia: porque ocorre? Qual o tratamento

Tipos de Lentes de Contato

O principal tipo de lente de contato que exige é a rígida. As lentes rígidas são usadas para quem possui graus mais elevados. As lentes de contato rígidas podem ser ainda de gás permeável e assim possibilitam que chegue mais oxigênio aos olhos. Esse tipo de lente possui uma grande durabilidade e também é resistente a bactérias.

Lentes de Contato
Lentes de Contato. Imagem: divulgação

Há também as lentes gelatinosas que são bem mais confortáveis do que as rígidas. Possui um formato maior e mais fino que permite se adequar melhor ao olho. Elas também são mais permeáveis ao oxigênio. Há ainda as lentes tóricas, multifocais, terapêuticas e estéticas.

Lente de Contato valores

Os valores das lentes de contato dependem bastante da sua utilidade e do tipo. É possível encontrar lentes a partir de R$60, mas os preços podem se elevar bastante, passando de R$200.

Melhores marcas de Lentes de Contato

Existem várias marcas de lentes de contato no Brasil. A Acuvue é uma das mais conhecidas e usadas, assim como a SofLens. A Biomedics também é bastante conhecida e possui lentes bem boas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *