LER: como ocorre? Como evitar?
Você já ouviu falar em LER? Alguém próximo já foi diagnosticado com isso? Se sim, não se preocupe, não é uma doença. Se não, hoje você vai aprender tudo sobre esse diagnóstico, o que é, como acontece e muito mais.
L.E.R. pode ser chamado de Lesões por Esforços de Repetição ou ainda de DORT, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Ele geralmente é diagnosticado em pessoas que trabalham com o computador, mas não deve ser confundido com qualquer dor que você sinta nos braços.

O que é L.E.R.?
As lesões por esforços de repetição envolvem mecanismos de agressão que incluem esforços de repetição e outros mecanismos relacionados a algumas atividades de trabalho, como vibração e postura inadequada. Esses esforços acabam resultando uma série de problemas em nosso corpo, mas mesmo assim L.E.R. não é considerado uma doença.
Além disso, o L.E.R. não afeta apenas pessoas ligadas aos computadores, mas também pessoas que tocam piano diariamente, dirigem caminhões, fazem crochê e tudo aquilo que envolva os braços e mãos.
Como funciona L.E.R.?
L.E.R acontece geralmente quando os braços e dedos realizam tarefas repetitivas continuamente, juntando isso a uma posição inadequada de trabalho, ele se instala no corpo. Esses são os fatores que mais contribuem para o acontecimento de Lesões por Esforços de Repetição. A L.E.R acaba se instalando no corpo humano e pode passar despercebida por muitos anos até ser descoberta. Além disso, a digitação intensiva é uma das causas mais comuns da L.E.R. Hoje em dia é muito comum ver pessoas se queixarem com dores por causa da LER, principalmente quem usa muito o celular, notebook e aparelhos eletrônicos para digitação frequente. Há um tempo essa doença era mais comum em pessoas que trabalhavam em bancos, nos dias de hoje ela afeta jovens cada vez mais novos e há também casos de crianças que desenvolveram a doença.

Como evitar a L.E.R.?
Todas as lesões causadas pelos esforços repetitivos podem ser evitadas se nós analisarmos pequenas situações e mudarmos nossa postura, além de seguir algumas dicas. A principal dica para evitar lesões é uma parada de 5 minutos após 25 minutos de digitação. E, a cada hora de digitação, movimente-se um pouco.
Ter uma postura correta também ajuda muito, mantenha seus ombros relaxados, pulsos retos e as costas apoiadas no encosto da cadeira. Além, mantenha as plantas dos pés apoiadas no chão, mantenha um ângulo reto entre suas costas e a cadeira, beba água durante o dia, e, não utilize apoio de pulso enquanto digita, se fizer isso correrá o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso.
Tratamento e cuidados para L.E.R.
O tratamento vai depender de pessoa para pessoa e da causa da sua L.E.R. e o paciente deve seguir o medicamento que o médico receitar. Apenas um especialista poderá lhe indicar o medicamento certo para seu caso, então nada de se medicar sozinho. O medicamento mais comum no tratamento da L.E.R. é o Meticorten e você deve seguir a dosagem recomendada pelo médico. Além disso, siga todas as recomendações!