Lipoaspiração: como funciona esse procedimento?
A lipoaspiração é uma cirurgia realizada para retirar gordura de determinada parte do corpo. Ela é feita a partir de uma técnica chamada sucção e não é ideal para a pessoa emagrecer. Ela consiste apenas em remover gordura localizada, cabe a você não engordar de novo.
Antes de começar a cirurgia, o seu médico marca o lugar aonde vai ser retirada a gordura. A anestesia vai depender da quantidade de gordura que você irá retirar, podendo ser regional ou geral.
Procedimento da cirurgia

A lipoaspiração começa com a colocada de um instrumento cilíndrico na região a ser retirada a gordura, esse instrumento vai direto à camada de tecido adiposo. Esse instrumento fica conectado à um dispositivo que cria ar para retirar a gordura. Quando o instrumento cirúrgico entra no lugar da gordura, ela solta as gorduras e facilita que a mesma seja retirada para fora do corpo.
Outros tipos de lipoaspiração

A Lipoaspiração Tumescente é hoje em dia, a mais usada por todos. Ela é baseada na injeção de algumas soluções com soro e outras substâncias na gordura que será retirada. Essa maneira é mais fácil para retirar a gordura e diminui os riscos de acontecer sangramentos e edemas.
Também temos a lipoaspiração ultrassônica que é baseada em um instrumento que leva até a gordura uma energia ultrassônica que pode derreter a gordura, assim ficando mais fácil de retirá-la. Esse tipo de lipoaspiração pode ser usada com a lipoaspiração tumescente.
A lipoaspiração à laser é muito parecida com a que citamos acima. A diferença é que é usada a energia do laser para quebrar todas as gorduras. Não há estudos que comprovem que essa técnica e a anterior, tenham seus efeitos tão bons quanto o da lipoaspiração tumescente. Por isso que é recomendando o uso dela junto.
O último tipo de lipoaspiração que temos é a vibrolipoaspiração que é baseada no instrumento fazendo movimentos para frente e para trás, ajudando na quebra de gorduras.
Riscos da Lipoaspiração
É uma cirurgia muito importante que deve ser levada à sério e deve ter todo o cuidado do mundo. Qualquer cirurgia está sujeita a complicações, a lipoaspiração pode trazer grandes traumas no subcutâneo.
Para evitar certos problemas, é recomendando que o valor de gordura retirado não passe de 7% do peso corporal, e a área que será usada não deve ser maior do que 40% da área corporal.
Outro problema que pode acontecer é a lesão de órgãos. É raro isso acontecer, mas a possibilidade nunca está descartada. Procure vários médicos e veja as recomendações de todos, pense bem antes de escolher. De preferência faça com um médico da família ou de amigos, isso ajudará você a ter confiança e a diminuir o medo.
Existem muitos médicos inexperientes que acabam cometendo erros nas cirurgias e deixando os pacientes com problemas seríssimos. A lipoaspiração é uma cirurgia
perigosa que só deve ser feita em últimos casos e com médicos de confiança e com ótimas recomendações.
O que não falta por aí são reclamações e casos de cirurgias que deram errado. Converse com o especialista e tire todas as suas dúvidas para que dê tudo certo em sua lipoaspiração. Uma conversa séria pode evitar grandes problemas para você e o médico.
A lipoaspiração é recomendada apenas nos últimos casos quando você não consegue perder peso de nenhum jeito ou quando você emagrece em certos lugares e em outros não. A lipoaspiração é para eliminar gorduras localizadas, então pode ser usada em últimos casos, mas tudo com a indicação de um médico.Já falamos aqui também sobre a carboxiterapia para celulites, sugiro a leitura do artigo.