Lipoaspiração emagrece? Não exatamente.

Você perde gordura, sangue e a solução injetada pelo cirurgião plástico. Mas perde muito pouco peso de fato.

Entenda:

O lipoaspirado é uma mistura que se for aferida em uma balança não fará jus à sua expectativa de perda ponderal. A gordura é pouco densa comparativamente a outros tecidos como músculos, por exemplo.

cirurgia plastica
Foto:Divulgação

São candidatas à lipoescultura, a rigor, as mulheres com peso dentro da normalidade.

Mas o que é normalidade neste contexto? O índice de massa corporal (IMC) é utilizado por muitos cirurgiões como parâmetro para filtrar as candidatas a procedimentos estéticos.

Um índice superior á 25 (resultado da conta: seu peso em kg dividido por sua altura ao quadrado), é tido como limite para a lipoaspiração de cunho estético. A partir daí você submete-se a um procedimento de retirada de gordura localizada, e somente a gordura localizada e pequenos excessos.

Esta pequena quantidade (volume) é pouco representativa à sua massa ponderal total. Você entra na mesa de cirurgia pesando 70 kg e sai com 68 kg ou algo assim. Não há impacto na balança maior do que este. O que convenhamos não justifica uma anestesia e os riscos inerentes a ela por mais controlados que sejam pela equipe em questão, caso o objetivo seja somente diminuir aquilo que você lê na balança.

Lipoastiração é um procedimento reservado ao acabamento, definição e refinamento.

Nosso objetivo é “esculpir” e delinear sua silhueta. Tornar você mais elegante com o contorno corporal até então ocultado pela gordura que não foi embora com o esforço da dieta.

Por princípios orgânicos, os quais não abordarei aqui em detalhes, uma camada residual de tecido gorduroso teima em não ir embora com o emagrecimento por dieta e/ou exercícios, permanecendo em locais característicos. Fica então aquela barriguinha mal definida, aquele culote, gordura na papada, joelho …

Mas porque não tiramos mais e mais, até você ficar somente “pele e músculo”?

lipo emagrece

Bom primeiro porque a pele, camada subcutânea e músculos, etc … Compõem a sua anatomia normal. Extinguir por completo uma das camadas seria não natural, não é lógico? Por esse motivo preservamos a camada adiposa, porém, a tratamos diminuindo-a para que ela não esconda o seu desenho corporal. Buscamos a harmonia corporal.

Outro fator importante é que há um limite de tecido adiposo corporal que podemos aspirar.

Você durante uma lipoaspiração não perde somente o adipócito (célula de gordura), perde também sangue, e nele as células hemáticas como a hemoglobina (que transporta oxigênio para as tuas células mantendo-as vivas), entre outras células.

Aqui reside a justificativa para hoje ser recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica um limite volumétrico para lipoaspirações.

Podemos aspirar de 5 a 7% do seu peso corporal (kg) em litros de aspirado.

Ou seja, uma pessoa de 70 kg = um máximo de 4,9 litros conteúdo aspirado. O que na prática em kg seria muito pouco representativo caso o objetivo fosse perda de peso.

Resumindo: Lipoaspiração, lipoescultura, hidrolipo, seja o nome que você encontrar no mercado (assunto que poderemos abordar em outra oportunidade), tem o objetivo de realçar o contorno corporal, dar curvas àquela pessoa que emagreceu mas não consegue livrar-se da gordura localizada.

Somos regidos pelo conhecimento científico e sabedores das sérias consequências a sua saúde caso você (seu cirurgião) não respeite os limites. Caso contrário pode custar caro a sua saúde.

Cirurgia Plástica é para cirurgião plástico. Emagrecimento é encargo de uma equipe multidisciplinar, sendo o cirurgião um dos participantes. Se você procura melhorar seu contorno corporal com lipoescultura, procure um cirurgião plástico habilitado e sempre desconfie de profissionais que prometem resultados fantasiosos.

Um abraço.

dr guilherme

Dr. Guilherme A. Fritsch-Nunes: Médico graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA.

Membro Aspirante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Cirurgião Geral pela UFCSPA, Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Cirurgia Plástica Estética e Reparadora pela Rede Federal do Estado do Rio de Janeiro – Hospital Federal de Ipanema.

 

 

Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.