Lipoma: o que é? como cuidar?
Lipoma é um tumor benigno composto de tecido adiposo, o seu crescimento é lento, podendo chegar de 3 a 6 centímetros, podemos notar ao toca-lo que onde se instala geralmente o local é macio. Os casos em que ele ocorre são mais comuns em pessoas de 40 a 60 anos, sendo raros os casos em crianças. Mais de 1% da população Brasileira possui algum tipo de Lipoma.

Como é possível identificar o Lipoma?
O Lipoma é um tipo de carroço que surge na pele, sendo geralmente de forma arredondado, composto de gordura pode nascer em qualquer parte do corpo, é indolor e não sai secreção do local afetado ainda não existem conclusões porque eles aparecem no corpo.
Existem alguns casos mais graves que são chamados de Lipomas gigantes onde geralmente se instala em todo o membro inferior, quando isto ocorre é indicada a exérese cirurgia total, quando possível, nos tumores de localizado intermuscular ou intramuscular.

Quais são os tipos de Lipoma?
São vários os tipos de Lipoma o mais comum é conhecido “Lipoma superficial subcutâneo” que fica logo abaixo da superfície da pele. Mas existem outros tipos como: Intramuscular, angiolipoma, Celular, Lipoblastoma benigno e Lipoma do tendão, nervos ou outros locais do corpo. A grande maioria dos Lipomas aparece no troco, coxas e braços, mas isto não quer dizer que não possa aparecer em outro local onde o corpo tenha gordura.
Quais são as causas do Lipoma?
O Lipoma pode se desenvolver por uma influência hereditária, mas isto não é necessariamente uma tendência comprovada em todos os casos relatados por quem já teve ou tem um Lipoma. Alguns médicos acreditam que para aparecer um Lipoma o paciente geralmente está acima do peso que facilitaria o seu aparecimento, pela gordura acumulada no corpo.
O aparecimento dos lipomas pode também estar associado a algumas doenças raras, tais como: Doença de Madelung, síndrome de Cowden ou síndrome de Gardner e adipose dolorosa (doença de Dercum), nestes casos é comum o lipoma aparecer em várias partes do corpo.

Quais os sintomas do Lipoma?
O sintoma do lipoma é uma pequena protuberância arredondada que surge por baixo da pele, a palpação costuma ser uma massa homogênea, com bordas regulares, indolor, mole e móvel, geralmente é completamente indolor sendo raros os casos em que o Lipoma pode doer.

Qual o tratamento adequado para o Lipoma?
Não existe um tratamento com remédio para que ele desapareça ou diminua de tamanho, a não ser quando ele inflama então antes da retirada é preciso tomar algum anti-inflamatório para que tudo ocorra bem. O lipoma geralmente não dói, mas se isto ocorrer é preciso verificar com o seu médico se não é preciso retira-lo.
A cirurgia para a retirada do Lipoma é simples, geralmente é realizada no consultório dermatológico, sob anestesia local, a cicatriz é bem pequena, o uso de cremes cicatrizantes ajuda a melhorar a cicatrização da pele, evitando as marcas. A alimentação saudável também ajuda a pele ficar mais forte e assim cicatrizar a marca deixada mais rapidamente.
pra quem busca uma pele saudável, já falamos aqui sobre o lift x que é excelente!