BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Manchas Vermelhas na Pele: O Que Pode Ser?

Você já se deparou com algumas manchas vermelhas pelo seu corpo? Elas vêm acompanhadas de coceira? O surgimento de manchas vermelhas pode estar ligado a uma simples alergia, entretanto, em alguns casos pode ser sinal de uma doença grave.

Por isso é fundamental conhecer todas as possíveis causas, os demais sintomas e como tratar. A seguir você irá conhecer as principais causas de manchas vermelhas na pele e como tratar.

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

1 – Alergia

A principal causa mais comum de manchas vermelhas na pele é a alergia a alguma substância ou componente que tenha entrado em contato com sua pele.

Essas manchas são de tamanho médio e podem ser tanto vermelhas quanto brancas, além de apresentarem muita coceira. Em alguns casos elas ficam com uma aparência de bolha. Geralmente são causadas por picadas de insetos, uso de remédios, pelos de animais e, em alguns casos, também por intoxicação alimentar.

Geralmente as manchas tendem a desaparecer assim que o contato com o agente causador da alergia é cessado. No entanto, é indicado o uso cremes e remédios para alergia.

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

2 – Rubéola

A rubéola também pode ser a causa de suas manchas. Nesse caso as manchas tendem a ser pequenas, um pouco elevadas e provocam coceira. Elas começam atacando o rosto e a parte detrás das orelhas, mas rapidamente se espalham para o restante do corpo. Elas tendem a permanecer por 3 dias.

A melhor forma de curar o problema é se consultar com o médico e seguir o tratamento indicado por ele até que toda a doença tenha sido curada.

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

3 – Zika Vírus

Sim, você sabia que as manchas em seu corpo também podem ser sinal de Zika Vírus? Essas manchas surgem em forma de pintas avermelhadas um pouco elevadas que apresentam coceira. Elas tendem a surgir em até 3 dias após a picada e podem durar por 5 dias. Além disso, tendem a surgir primeiramente no rosto, mas se espalham em poucas horas para o restante do corpo.

A melhor forma de acabar com o problema é repousar, se hidratar bastante e seguir o tratamento indicado pelo médico para aliviar todos os sintomas.

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

4 – Lúpus

Lúpus tem como característica manchas bem vermelhas que podem ser planas ou elevadas, podendo surgir em qualquer parte do corpo. Essa doença é mais frequente nas mulheres e pode ser tratada com remédios corticoides e também imunossupressores.

Recomendamos uma consulta médica para que o profissional indique os melhores remédios no assunto.

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

5 – Psoríase

A psoríase possui manchas que se caracterizam por conter um centro branco e bordas avermelhadas, além de ser manchas secas que descamam facilmente e que causam muita coceira. Essa doença é propensa a surgir antes dos 30 anos e depois dos 50; surgem principalmente devido a fatores genéticos.


O indivíduo que estiver com o problema deve se consultar com o dermatologista para que ele indique cremes ou pomadas anti-inflamatórias. O tratamento também consiste em uma alimentação específica, que envolve ingerir mais alimentos ricos em ômega 3 e betacaroteno.

Manchas Vermelhas na Pele que Não Coçam

A doença autoimune púrpura trombocitopênica idiopática causa manchas na pele que não coçam, a doença afeta as plaquetas, que são as células responsáveis pela coagulação do sangue.

As manchas que aparecem têm aparência vermelha arroxeada, o nariz costuma sangrar, como as gengivas e podem ocorrer sangramentos no sistema digestivo e urinário.

Manchas Vermelhas na Pele que Não Coçam Nem Doem

As manchas vermelhas na pele que não coçam nem doem são sintomas de Lupos, uma doença autoimune que atinge várias partes do corpo. A pele é onde a doença mais se manifesta e os sintomas são manchas vermelhas na pele que não coçam, tão pouco doem, com o tempo se modificam, quando expostas ao sol tendem a piorar e aparecem principalmente no nariz e no rosto.

Manchas Vermelhas na Pele do Bebe

As manchas vermelhas na pele do bebe podem aparecer com mais facilidade, por ser uma pele muito sensível, principalmente se o mesmo tiver contato com substâncias alergênicas, como cremes, picadas de insetos, entre outras.

As manchas podem estar associadas a doenças de pele como dermatite ou brotoeja. O médico vai saber diagnosticar o tipo de mancha e indicar o tratamento correto.

Manchas Vermelhas na Pele que Coçam e Ardem

Esse tipo de mancha que apresenta vermelhidão, da coceira e arde pode estar ligada a doenças como: eczema, Zica, doenças autoimunes como psoríase e lúpus, escabiose conhecida como sarna e urticária. Cabe ao médico fazer o diagnóstico correto da doença através de exames de acordo com os sintomas, tamanho das manchas, locais onde elas aparecem e a quantidade.

Mancha Vermelha na Pele Não Coça Nem Dói

É importante prestar atenção às manchas vermelhas na pele, aquelas que não coçam nem doem podem estar ligadas a doenças reumáticas, ansiedade, podem ser ocasionadas por câncer de pele e tumores.

Manchas Vermelhas nas Pernas

As manchas vermelhas nas pernas podem ser ocasionadas por vários problemas, como problemas mais sérios de saúde como as doenças autoimune, por isso é importante ficar atento quando as mesmas aparecerem. Mas existem outras causas que também podem ocasionar manchas nas pernas, como picada de insetos, eczema, dermatite, medicamentosa, queratose, micose, entre outras.

É sempre, muito importante. procurar um médico para fazer a avaliação e o diagnóstico correto das manchas vermelhas na pele, não importa o local que elas apareçam, se nas pernas, no rosto ou no corpo. Só ele pode indicar o melhor tratamento.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *