BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Quando não desce a menstruação no dia esperado, logo surge àquela dúvida. Será que estou grávida? Nem sempre o atraso é a gravidez, existem muitos outros fatores que podem ser responsáveis pelo atraso como: estresse, ansiedade, mudanças hormonais por causa da menopausa ou ovários policísticos entre tantas outras causas. Quando os sintomas persistirem o médico ginecologista deve ser consultado, para que o caso possa ser investigado. Mas se for gravidez, com certeza é um dos momentos mais especiais de uma mulher, aproveite esta fase de sua vida!

Menstruação atrasada: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

Quais podem ser as causas do atraso da menstruação?

Quando atrasa a menstruação a primeira coisa que pensamos é na gravidez, mas existem muitos outros fatores que podem influenciar para que o ciclo menstrual se atrase dentro deles estão: Interrupções da pílula anticoncepcional, infecções ou doenças, estresse e ansiedade, obesidade, excesso de atividade física, problemas na tireoide, amamentação, menopausa, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios alimentares, magreza excessiva. E ainda alguns medicamentos como, por exemplo: anti-hipertensivos, quimioterapia, antidepressivos, corticoides, antipsicóticos e imunossupressores.

Menstruação atrasada: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

Como posso saber se o meu atraso é gravidez?

A gravidez é sempre é a primeira hipótese que deve ser descartada, mesmo se as mulheres usaram métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional ou a camisinha. O médico deve ser procurado, o exame clínico poderá tirar a dúvida e a partir da confirmação da gravidez devem-se mudar alguns hábitos de vida, como, por exemplo: interromper o uso do anticoncepcional. Vale ainda destacar que algumas mulheres tem um sangramento de escape no primeiro trimestre de gestação, portanto é preciso estar atendo aos sinais do corpo.

Menstruação atrasada: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

Como o estresse e ansiedade podem influenciar no atraso da menstruação?

O estresse e ansiedade podem afetar negativamente a produção hormonal, ocorrendo assim o atraso menstrual. O estresse pode inclusive inibir a ovulação, por isto muitas vezes quando as mulheres querem engravidar, não conseguem, pois estão ansiosas demais. Como algumas doenças podem ocasionar o atraso da menstruação? A menstruação também poderá ser prejudicada quando existe algum problema de saúde como gripe, infecções simples, cistite, viroses, amigdalites entre outros já interferem no ciclo. O uso de antibióticos poderá provocar o atraso menstrual, portanto é preciso ficar atento e não se desesperar quando não desce a menstruarão.


Menstruação atrasada: o que pode ser? (Foto: Divulgação)

Como a síndrome dos ovários policísticos pode ocasionar o atraso da menstruação?

As mulheres que sofrem como a síndrome dos ovários policísticos apresenta normalmente um atraso na menstruação, pois produzem hormônios masculinos em excesso. Geralmente este problema está associado à obesidade, o que pode trazer esta preocupação todos os meses, por isto sempre que ocorrer o atraso menstrual deve se procurar um médico para averiguar porque está ocorrendo este problema.

Como as mudanças de peso corporal podem influenciar no atraso da menstruação? O corpo sente tudo que fizermos de diferente com ele, seja exagerar nas atividades físicas, nos medicamentos que tomamos ou no estado emocional em que nos encontramos. Assim também é quando engordamos e emagrecemos muito rapidamente, pois estas alterações muito bruscas na composição da gordura irão alterar agudamente os níveis de estrogênico responsável pela a ovulação, e assim atrasando a menstruação.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *