BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Menstruação Dolorosa: como aliviar a dor?

A menstruação vem acompanhada de cólicas que, na maioria dos casos, são muito intensas e causam muita dor nas mulheres. Algumas mulheres já relataram sofrer com uma dor tão forte que as impossibilitou de trabalhar e realizar suas tarefas rotineiras.

Todas as mulheres podem sofrer com uma menstruação dolorosa, mas especialistas afirmam que aquelas com 13 anos são as principais atingidas, pois é nessa época que os ovários estão amadurecendo. A seguir você poderá descobrir como aliviar a dor de uma menstruação dolorosa.

Menstruação Dolorosa causas

Quando a menstruação dolorosa atinge uma intensidade bem grande e compromete o cotidiano da mulher, recebe o nome da dismenorreia. A dismenorreia primária ocorre quando há uma liberação acima de níveis fisiológicos, das prostaglandinas que são produzidas no útero. Com isso acaba sendo gerada fortes contrações no músculo uterino. A dismenorreia primária pode ocorrer em cada ciclo menstrual.

Menstruação Dolorosa
Menstruação Dolorosa. Imagem:divulgação

Já a dismenorreia secundária geralmente está ligada a doenças locais como a endometriose, adenomiose, mioma uterino, doença inflamatória pélvica, malformações uterinas, entre outros. Alguns fatores de risco que aumentam as chances da mulher desenvolver dismenorreia primária são: menstruação precoce, fluxos menstruais prolongados.

Chá para Menstruação Dolorosa

É importante estar ciente que além das causas mencionadas acima, a menstruação dolorosa também pode ser atenuada por hábitos nada saudáveis, como ingerir alimentos gordurosos, não praticar exercícios, entre outros. Por isso, a melhor forma de acabar com uma menstruação dolorosa, é mantendo hábitos saudáveis.

Se ainda assim as dores continuarem fortes, você deve buscar outros métodos e sempre ter ajuda médica. Preparar um chá com determinados alimentos também pode contribuir para diminuir a dor. Veja a seguir como preparar um chá para menstruação dolorosa:

– 3 gramas de hortelã miúdo;

– 4 colheres de sopa de camomila;

– 6 xícaras de água fervente;

– 3 gramas de erva-cidreira.

Você deve ferver a água e cobrir as ervas com ela. Deixe esfriar e tome até 4 xícaras por dia.

Caso você queira mais uma opção, veja a seguir como preparar um chá de lavanda para menstruação dolorosa:

– 1 litro de água;

– 50 gramas de folhas de lavanda.

Coloque as folhas na água e deixe ferver. Depois deixe esfriar, retire as folhas e aplique-as no abdômen até 3 vezes por dia.

Remédio para Menstruação Dolorosa

Se a sua menstruação dolorosa estiver muito forte, você deve procurar o médico. Somente um profissional poderá avaliar a situação e recomendar remédios que irão diminuir a dor. Você também pode optar por remédios caseiros, como os chás que ensinamos anteriormente.


Menstruação Dolorosa
Menstruação Dolorosa. Imagem:divulgação

Existem diversos tipos de chás, com propriedades diferentes, que podem ser benéficos para quem lida com uma menstruação dolorosa. Quando falamos em medicamentos mesmo, os mais indicados para tratar dores de uma menstruação são: Atroveram, Buscopam Composto e o Buscofen.

Qual você deverá tomar, depende do seu médico. Sempre tente ir pelas opções mais saudáveis e naturais, mas tenha acompanhamento médico sempre para evitar efeito colaterais e se certificar se não há presença de nenhuma doença que esteja causando a dor.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *