Montanhismo: Os benefícios do esporte na natureza
Além de contribuir para a boa forma física, o montanhismo, um esporte em ascensão no Brasil, também é uma excelente atividade para o bem-estar, assim como diversos outros esportes praticados na natureza.
Os desafios, as paisagens e a prática em grupo fazem do esporte uma ótima opção para quem deseja trabalhar o condicionamento físico e emocional. Em uma breve entrevista ao site Corpo & Estética, o montanhista Eduardo César Tondo, um dos pioneiros do Montanhismo no Rio Grande do Sul, falou sobre os benefícios e prazeres do esporte.

Com mais de 35 anos de escalada, Eduardo César Tondo chegou ao terceiro lugar no ranking sul americano de escalada esportiva. Com passagem pelos melhores picos do esporte como Espanha, França e Itália, entre outros países, carrega na bagagem vasta experiência e conhecimento para compartilhar com quem está começando a se aventurar por aí.
C&E: O que é o Montanhismo?
Tondo: O montanhismo envolve diversas atividades praticadas na Montanha como escaladas e caminhadas.
C&E: Quem pode praticar o esporte?
Tondo: O esporte exige esforço físico, mas qualquer pessoa, de qualquer idade com disposição pode praticar, seja criança, adulto ou idoso.

C&E: O que é indicado para quem deseja iniciar a pratica de escalada?
Tondo: É recomendado iniciar um treinamento indoor, ou seja, melhorar seu condicionamento e aptidão em paredes seguras, dentro de ginásios, antes de ir para as montanhas, rochas. Além disso, é importante também usar equipamentos adequados e estar acompanhado por pessoas experientes.

C&E: Qual é a melhor estação para praticar o esporte?
Tondo: Outono, Inverno e primavera podem se considerados os melhores momentos para evitar desgastes com o calor, no entanto pode ser praticado em qualquer estação com os devidos cuidados e proteções.
OS BENEFÍCIOS DO MONTANHISMO À SAÚDE FÍSICA E MENTAL:
– propicia contato direto com a natureza;
– contribui para aptidão física;
– resistência muscular;
– coordenação motora;
– concentração;
– autoconfiança;
– consciência corporal;
– diminui o estresse;
– pode ser praticado em família;
– contribui para a boa forma;
– ajuda no enfrentamento do medo e condiciona aos desafios.
Gostaram da matéria pessoal? Deixe sua opinião nos comentários!