Nutrição, sabor e estética uma combinação perfeita
Por Cristiane Brum
O preconceito quando falamos na palavra dieta ainda continua grande por estar associada a restrições alimentares, sem sabor e ter que evitar eventos sociais que envolvam alimentação fora do planejado pela nutricionista. Podemos mudar a expressão dieta para planejamento alimentar, educação ou reeducação alimentar, costumo usar o termo plano alimentar, mas em outro momento podemos falar sobre estes conceitos.
O principal objetivo desta matéria é falar brevemente sobre um assunto muito amplo, de interesse das mulheres e atualmente de muitos homens, sobre nutrição estética associada a sabores. A nutrição estética atua na saúde e principalmente na melhora das desordens estéticas tais como unhas e cabelos fracos, celulite, flacidez de pele, manchas cutâneas, acne, pós-cirurgias plásticas entre outras.
Existem planos e suplementações alimentares específicos para as desordens estéticas, estes devem ser individualizados considerando os hábitos alimentares, perfil dos exames bioquímicos, genética, estilo de vida e avaliação clínica. Após estas observações o nutricionista pode elaborar a dieta e suplementação adequada garantindo ótimos resultados. Tenho clientes com três meses de tratamento que podemos ver visivelmente a diferença em relação à celulite com apenas dieta especifica. Oferecer opções que apetecem o paladar é muito importante para aderir o resultado. Temperar a salada com óleo de semente de uva, limão e orégano auxilia no tratamento da celulite e prevenção de envelhecimento precoce.
Podemos associar com certeza a nutrição estética ao prazer de comer, preparando delicias que previnem o envelhecimento ou minimize a celulite. Por exemplo, fazer um escondidinho de aipim com frango ao molho de vinho tinto contendo ingredientes antioxidantes, auxilia no tratamento da celulite e no ganho de massa magra. Indico muito o uso de temperos naturais que contém antioxidantes que atuam na prevenção do envelhecimento precoce e conferem sabores diferentes e deliciosos às preparações. Ficam as dicas e segue a receita do escondidinho.
Ingredientes: Recheio – 700g de peito de frango, 100 ml de vinho tinto, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 cebola média picada, 1 tomate médio picado, temperos naturais e sal light.
Massa: 1 kg aipim, 100 ml da água do aipim, 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva, 100 ml bebida de amêndoas, sal a gosto.
MODO DE PREPARO MASSA:
Coloque o aipim na panela de pressão e após pegar a pressão deixe-o no fogo por 35 minutos.
Depois de pronto na panela de pressão, coloque-o na batedeira já cozido com 100 ml da água do aipim, acrescente mais 2 colheres de sopa cheia de óleo de semente de uva e 100 ml da bebida de amêndoas. Bata até a massa ficar bem homogênea e lisinha. Reserve.
Total: 1,4 kg. MODO DE PREPARO DO MOLHO: Em um pote coloque o frango picado em cubinhos com 100 ml de vinho para marinar e deixe descansar por 30 minutos. Em uma panela com fogo baixo coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva e refogue a cebola e o tomate já picadinhos junto com o óleo. Acrescente o frango com o vinho e refogue-o. Deixe cozinhar por uns 15 minutos.
Nutri Cristiane Brum
Especialista em nutrição clinica, estética, esportiva e treinamento físico.
Intagram: @nutricrisbrum
Interessante.
oi fofuxas
adorei o site, é um conteúdo muito interessante para nosso ramo da beleza.
Sempre é bom novos conhecimentos na área, eu amo o ramo da beleza e maquiagem
Parabéns pelo site, um beijinho 😉