O que é e como funciona a Fisioterapia Respiratória
A Revolução Industrial iniciada ainda no Século XVIII tem seus reflexos até os dias atuais. Hoje temos acesso a uma gama de artigos industrializados como computadores, automóveis e TVs de última geração. É inegável que a Revolução Industrial trouxe benefícios para a sociedade, entretanto como toda grande transformação, teve seus efeitos colaterais.
A poluição sem dúvidas foi um deles. Dentre todas as formas de poluição que hoje conhecemos, certamente uma das mais preocupantes é a poluição atmosférica.
O ar que respiramos não é mais puro. Pelo contrário, está impregnado de substâncias nocivas e vetores de doenças respiratórias.
Nunca foi tão difícil respirar como é hoje. Tuberculose e bronquite são apenas alguns dos exemplos de doenças que podem ser adquiridas em virtude de complicações respiratórias.
Felizmente há pessoas preocupadas com esse panorama que estudam e procuram formas de contribuir para a qualidade de vida das pessoas na hora de respirar. A Fisioterapia Respiratória, que você conhecerá hoje, é apenas um dos frutos desse esforço.
O que é Fisioterapia Respiratória?
A Fisioterapia Respiratória é uma área da Fisioterapia que se preocupa com o tratamento e a prevenção de doenças respiratórias.
Para tal, o fisioterapeuta utiliza-se de técnicas que visam à liberação das vias respiratórias do paciente, de forma que se possa retirar os obstáculos encontrados pelo ar ao passar por elas.
Geralmente patologias como infartos e bronquite são responsáveis por complicações na passagem de ar nas vias respiratórias.
Como funciona o tratamento?
Em geral o fisioterapeuta pode utilizar aparelhos específicos para a retirada de secreção nas vias respiratórias, aumentando assim a capacidade ventilatória dos pulmões do paciente.
Além da utilização de equipamentos, o fisioterapeuta sempre procura também passar exercícios respiratórios como parte do tratamento. Estes exercícios melhoram a condição respiratória uma vez que favorecem a mobilização dos músculos ventilatórios presentes no sistemas respiratório do paciente em questão.
Os exercícios respiratórios também são instruídos a pacientes que se encontram em uma UTI(Unidade de Terapia Intensiva) e dependem da utilização de aparelhos para respirar.
A Fisioterapia Respiratória atua também como forma de prevenção à possíveis problemas respiratórios futuros decorrentes de dificuldades na passagem de ar pelo sistema respiratório.
Como encontrar o tratamento?
Hoje a Fisioterapia Respiratória é um dos ramos mais procurados da Fisioterapia e é relativamente fácil encontrar o tratamento.
Existem tipos de tratamento diferenciados para grupos específicos. Temos por exemplo a Fisioterapia Respiratória Pediátrica, que como o nome sugere, é voltada para o tratamento de crianças. Geralmente requisitada para crianças com bronquite, pneumonia ou broncopneumonia.
Existe também a Fisiologia Respiratória Geriátrica que é voltada para o tratamento de pessoas de idade avançada.
Apesar de haverem tratamentos diferenciados, qualquer pessoa pode precisar de Fisioterapia Respiratória, uma vez que não é o tratamento de nenhuma doença específica, mas sim a ampliação ou recuperação da capacidade respiratória do paciente tratado.
Infelizmente a Fisioterapia Respiratória é um tratamento difícil de se encontrar no sistema público de saúde, embora seja aplicada emergencialmente em hospitais.
Todavia pode-se encontrar o tratamento em Centros de Fisioterapia, Clínicas e Casas de Saúde. Embora seja recomendado para pacientes com quadro de dificuldades para respirar, o tratamento pode ser feito por qualquer pessoa e não é invasivo, isto é, no pior dos casos, você vai respirar melhor e no melhor dos casos, irá se livrar de um problema respiratório no futuro.
Adorei as dicas, parabéns pelo blog.