BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

O Que é Menopausa?

Toda mulher com certeza já ouviu falar sobre a menopausa. Trata-se de um período por qual todas as mulheres passarão durante a sua vida e não há como evitar, apenas como amenizar os efeitos que vêm junto.

É importante que desde cedo a mulher está ciente do que se trata a menopausa, tudo que ela engloba e seus principais detalhes. Se você ainda não sabe de nada disso, poderá encontrar todas as respostas para o que está procurando, a seguir.

Menopausa. Imagem: divulgação

Menopausa

A menopausa pode ser confundida com muitas pessoas, por isso é importante ir em busca de informações verdadeiras que lhe ajudem a entender do que se trata. Toda e qualquer mulher passa pela menopausa, algumas tendo que lidar com sintomas mais fortes do que outras.

Por falar em sintomas, nem todas as mulheres sofrem com todos eles também. É importante ter um acompanhamento profissional, pois assim você saberá exatamente quando estiver entrando na menopausa e como prosseguir.

O que é Menopausa?

A menopausa nada mais é do que um período em que a mulher não menstrua mais. A menopausa inicia a partir do momento em que a mulher teve sua última menstruação, podendo durar por alguns anos. Depois disso, a mulher não volta a menstruar, mas os sintomas da menopausa desaparecem. A última menstruação, por sua vez, acontece pois os hormônios femininos param de ser fabricados pelos ovários.

Durante a menopausa, a mulher passa pelo climatério, que é a fase de transição entre o seu período reprodutivo e o seu período pós-menopausa.

Veja mais: Menopausa Tratamentos Naturais

Sintomas da Menopausa

A menopausa pode ser reconhecida principalmente pelos seus sintomas, mas isso não significa que você não deva ir ao médico. O principal sintoma durante a menopausa é o fogacho, mais conhecido como ondas de calor. As ondas de calor afetam grande parte das mulheres durante a menopausa, com variadas intensidades. Elas podem surgir a qualquer hora do dia.

Sintomas da Menopausa. Imagem: divulgação

Outros sintomas comuns desse período: vermelhidão na pele junto com as ondas de calor, palpitações, coceira e secura vaginal, diminuição da libido, dificuldade para dormir, sudorese noturna, diminuição da firmeza dos seios, mudanças de humor, irritabilidade, depressão, pele seca, cabelos finos, dores de cabeça, entre outros.


A intensidade dos sintomas pode variar de mulher para mulher e, apesar de não haver cura, há vários métodos para aliviar os sintomas, por isso fale com o seu médico.

Com Quantos Anos a Menstruação Começa a Falhar?

A última menstruação pode ocorrer entre os 48 e 51 anos de idade, mas isso não é regra. Antes de parar completamente, os ciclos menstruais podem começar a falhar a partir dos 40 anos.

Entretanto, para algumas mulheres, isso começa ainda mais cedo, dando origem a menopausa precoce. A causa real da menopausa precoce ainda não foi descoberta.

Por isso, fique atento aos sintomas e observe o seu corpo. Quando os primeiros sinais de menopausa surgirem, procure o seu médico rapidamente para ter um diagnóstico completo. Durante a menopausa, diferentes tratamentos podem ser adotados para amenizar os sintomas.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *