Ocitocina: O que é? Como age no corpo?
Popularmente conhecida como “hormônio do amor”, a ocitocina é um hormônio presente no corpo do homem e da mulher. A mesma pode ser encontrada em forma líquida, em forma de medicamento ou até mesmo em spray, deve ser utilizada com a prescrição e orientação médica, a ocitocina geralmente é utilizada para induzir o parto em mulheres com mais de 41 semanas de gestação.

Ocitocina no homem, conheça os efeitos
A ocitocina, no homem, é conhecida por ser capaz de deixá-los menos agressivos, mais calmos e amáveis, ainda mais generosos e com comportamentos sociais que são considerados mais “adequados”, embora geralmente a atuação da ocitocina seja bloqueada pela ação da testosterona.
A ocitocina é liberada durante o orgasmo, tanto feminino quanto masculino. Na mulher, ela promove contrações uterinas e no homem contrações dos ductos seminíferos e ejeção do sêmen.

Ocitocina no parto
No parto, a função do hormônio ocitocina é promover as contrações uterinas na mulher, de forma mais ritmada, fazendo com que o bebê nasça. Já quando a mulher entra em trabalho de parto de forma natural, a ocitocina é produzida pelo próprio copo e encarrega-se do trabalho. Quando o trabalho de parto acontece de forma MUITO demorada, ou até mesmo quando não ocorre de forma natural e espontânea, e acaba precisando ser induzido, os médicos têm a possibilidade de injetar a ocitocina sintética na corrente sanguínea da mulher para que acelere o processo do trabalho de parto.

Como aumentar os níveis de ocitocina?
Uma forma de desenvolver bastante do hormônio ocitocina é mamando no peito da mãe pelo máximo de tempo possível, mesmo que hoje não seja mais possível fazer isso, existem outras formas de aumentar os níveis circulantes desse hormônio, dentre elas estão: abraçar, dançar, cantar, beijar, tocar e etc. Existe até mesmo uma “receita” cientificamente comprovada, que é dar oito abraços por dia, um por hora, durante um dia de trabalho, mas também é aconselhável dar diversos outros ao chegar em casa nas pessoas que ama. A mesma também é produzida durante uma meditação, oração ou quando estamos dando atenção a outra pessoa.
Quais efeitos da Ocitocina elevada?
Os níveis desse hormônio no organismo influenciam até mesmo na capacidade orgásmica das pessoas, quanto Ocitocina maior a intensidade do orgasmo, assim como os níveis baixos de ocitocina dificultam a chegada do orgasmo. Isso mostra até mesmo o quanto pode ser importante o carinho antes das relações sexuais, principalmente para as mulheres, que em geral apresentam mais dificuldade que os homens para atingir o objetivo.

Ocitocina na amamentação
A Ocitocina têm um papel muito importante também na amamentação, quando a mãe dar de mamar ao bebê a sucção estimula a liberação e os níveis de ocitocina. Ela é naturalmente liberada e o leite flui com maior facilidade, havendo ainda até mesmo um estreitamento da relação entre o bebê e a mãe. O médico ainda pode receitar o spray de ocitocina para se utilizar de 2 a 5 minutos antes de cada amamentação ou da retirada do leite com a bombinha.