BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Óleo mineral: quais os efeitos e benefícios pro corpo?

Conheça tudo sobre o óleo mineral, para que ele funciona e até onde comprar mais barato!

O óleo mineral também pode ser chamado de óleo base, parafina líquida, óleo branco ou vaselina líquida. Ele é obtido através do petróleo e usado de diversas formas no nosso dia a dia. Ele é a base de produtos de beleza, cremes, e produtos no geral.

As propriedades do óleo mineral garantem que ele tenha muitos benefícios para a saúde e para a pele, sendo capaz até de dissipar a dor. Entre os produtos nos quais o óleo mineral serve como base, há duas classificações: os lubrificantes e os não lubrificantes.

Óleo mineral: quais os efeitos e benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)
Óleo mineral: quais os efeitos e benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)

Produtos Lubrificantes e Não Lubrificantes feitos com Óleo Mineral

O óleo mineral pode ser usado como base na fabricação de óleos de motores, óleos para engrenagens, fluídos de transmissão, fluídos hidráulicos, entre outros. Esses produtos são considerados lubrificantes e formam uma película protetora entre duas superfícies que resulta na diminuição do atrito entre ambas as partes.

Já os produtos não lubrificantes são os sprays agrícolas, as tintas para impressão, óleos de pneu, os cosméticos, alimentos, entre outros. Por estar presente em alimentos, cosméticos e em outros produtos, nós sempre estamos em contato com o óleo mineral. Esse contato pode ser tanto benéfico quanto ruim para a saúde.

Óleo mineral: quais os efeitos e benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)
Óleo mineral: quais os efeitos e benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)

Conheça os benefícios do Óleo Mineral

O óleo mineral é ótimo para hidratar a pele, pois ele representa uma barreira entre a derme e o ar o que gera uma nutrição mais rápida e eficiente. Por esse motivo, muitos cremes hidratantes possuem em sua composição o óleo mineral.

Esse derivado do petróleo também pode ser consumido, pois age como um laxante que ajuda a tratar a prisão de ventre. Ele consegue realizar essa atividade, pois fornece água às fezes e as ajuda a se transportar pelo intestino.

Ele também pode ser usado para diminuir a irritação causada por insolação. Quando alguém abusa do sol principalmente no verão, pode ficar com a pele ressecada, ardida e inflamada em alguns casos. A aplicação de óleo mineral após o banho ajuda a diminuir esses fatores.


Óleo mineral ainda pode ser usado para retirar a maquiagem, pois ele é o principal componente de muitos removedores de maquiagem do comércio. E, ainda pode ser usado nos bebês recém-nascidos, pois protege e hidrata a pele de outros agentes externos.

Óleo mineral: quais os efeitos e benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)
Óleo mineral: quais os efeitos e benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)

Óleo Mineral faz mal para a saúde?

O óleo mineral pode sim fazer mal a saúde mesmo com tantos benefícios relacionados a ele. Muitas pesquisas foram feitas e relataram que o óleo mineral tem uma relação direta com a pneumonia. Ele pode acabar se depositando nos pulmões e provocar doenças pulmonares.

Além disso, outros estudos confirmaram que usar óleo mineral pode desencadear doenças causadas pela deficiência de vitaminas A, D e K. O óleo interfere na absorção dessas vitaminas no trato digestório.

O óleo mineral ainda é ligado ao aumento de risco de câncer nos animais. Um estudo foi feito com pessoas que trabalhavam em indústrias de produção de metal e aeroespacial e eram expostos ao óleo mineral todos os dias. O resultado? O risco de eles desenvolverem câncer aumentou.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Um comentário

  1. Tenho muita constipação, intestino preso, preciso fazer muita força para evacuar, posso tomar óleo mineral , de que forma , e por quanto tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *